Artigos & CausosDestaquesDicas & NewsInternacionalSem categoria

Saiba mais sobre os benefícios de fazer uma viagem de voluntariado em outros países

Saiba mais sobre os benefícios de fazer uma viagem de voluntariado em outros países – Em dezembro (dia 05) é comemorado o dia internacional do voluntariado, a idealizadora da agência especializada em viagens voluntárias Volunteer Vacations, Mariana Serra, lista 5 benefícios para quem deseja vivenciar uma experiência de trabalho voluntário internacionalmente.

Viajantes em trabalho voluntário no Líbano (foto: Divulgação Volunteer Vacation)

Ao mesmo tempo em que o trabalho voluntário gera desenvolvimento pessoal para os voluntários, também impacta diretamente a comunidade assistida. A ajuda humanitária exige mais do que boas intenções, exige dedicação e comprometimento. De acordo com a pesquisa divulgada neste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,4 milhões de brasileiros realizaram trabalho voluntário em 2017, o que representa um aumento de 12,9% em relação ao ano anterior.

Muitas pessoas buscam intercâmbios ou, até mesmo, viagens de curta duração para praticar o trabalho voluntário. Baseado nisso, Mariana Serra, sócia da Volunteer Vacations (VV), fala sobre alguns benefícios para quem deseja praticar o “volunturismo”, ou seja, conciliar o turismo tradicional com o trabalho voluntário. “É muito importante os voluntários procurarem agências que ofereçam cursos de capacitação com princípios voltados para a ajuda humanitária, pois assim chegarão preparados em campo e a ajuda será mais efetiva”, reforça Mariana.

Impacto direto sobre a comunidade

Ao se envolver em alguma causa social ou ambiental, o voluntário está contribuindo diretamente para o  desenvolvimento da sociedade. Através da ajuda humanitária, várias comunidades sem infraestrutura e projetos sem condições de fomento estão recebendo apoio. O voluntariado colabora para minimizar problemas sociais, resgatar pessoas de situações de risco e promove emancipação social.

Aumento da empatia e sensibilidade para os problemas sociais

A forma de sentir e de compreender o mundo é alterada após uma viagem voluntária. A sensibilidade para entender os problemas sociais e colaborar da maneira mais efetiva possível torna-se mais afinada. E ajudando o próximo, os voluntários passam a entender mais sobre si mesmos e sobre o que move o coração. Apesar da troca, os voluntários sempre recebem mais do que doam, e aprendem a ser mais altruístas e empáticos.

Desenvolvimento de habilidades

Através dos programas de voluntariado, as pessoas colocam em prática funções que vão além das habilidades já adquiridas. A comunicação, por exemplo,  torna-se mais eficaz. O trabalho voluntário exige tolerância, flexibilidade para se adaptar a situações diversas e humildade para aprender sobre novas culturas e uma nova realidade. Sem contar que o voluntário sempre deve estar aberto para fazer novas amizades.

Benefícios incorporados na vida profissional

O trabalho voluntário representa um ponto positivo no currículo, já que revela comprometimento, responsabilidade e facilidade em trabalhar em equipe. Quem já fez trabalho voluntário possui determinação, proatividade e desenvoltura para solucionar imprevistos. O voluntariado também pode ser realizado dentro da própria área de atuação, aumentando a área de conhecimento.

Aprimoramento de uma nova língua e contato com uma cultura diferente

Ao entrar em contato com uma realidade nova, o voluntário tem a chance de aprender novos hábitos e costumes, além de conhecer pessoas que não estão inseridas no meio social convencional. Vivenciar o idioma local proporciona experiências desafiadoras e muito conhecimento. O volunturismo amplia a bagagem cultural e, principalmente, proporciona uma nova forma de olhar para o mundo.

Curtiu?! E ai já pensou em fazer uma viagem de voluntariado? Conta pra gente!

Nós já falamos sobre a Volunteer Vacation aqui no INTRIP logo quando eles lançaram o projeto (veja aqui), mas de lá pra cá muita coisa boa aconteceu e eles tem novas atividades além do turismo. Além do segmento de viagens, existe outros dois desdobramentos, a VV Education e a VV Plus. Uma delas inclusive, nossa agência de Marketing ( a intripADS ) é parceira.

VV Plus

É o braço corporativo da empresa, que em parceria com a intripADS, tem o objetivo de oferecer um programa de voluntariado interno específico para as empresas com a finalidade de promover o engajamento dos profissionais e aumentar a consciência da equipe sobre as iniciativas sociais da organização. A ajuda humanitária e o contato com novas culturas promove a realização pessoal e principalmente a mudança de olhar para a vida. “A gente não agencia pessoas para o mundo, nós estamos formando seres humanos, pessoas que vão voltar mais engajadas para o seu país. A experiência do voluntariado transforma vidas”,  conta Mariana.

Quer saber mais sobre como sua empresa pode usar o VV PLUS para ajudar a construir seres humanos melhores? FALE CONOSCO: contato@intrip.com.br

VV Education

No segmento da educação, profissionais da área ministram cursos de empreendedorismo social para que os interessados pelo tema criem seus próprios negócios. O programa de mentoria permite que estudantes, recém formados e profissionais em reposicionamento de carreira caminhem em direção ao empreendedorismo social, utilizando os pilares de desenvolvimento profissional.

Como nasceu a Volunteer Vacation?

Os amigos Alice Ratton, André Fran e Mariana Serra sempre possuíram uma inclinação para a ajuda humanitária e em 2013 tiveram a ideia de criar a VV. A agência foi fundada em 2014   como pioneira do segmento de viagens voluntárias no Brasil, inspirada em outras agências internacionais. Hoje a VV conta com 20 destinos de viagens e mais de 30 perfis de projetos sociais.


Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!
 
VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR
VEJA instagram.com/intripBR
Booking.com
Post anterior

Viagem com roteiro personalizado para seu perfil

Próximo post

This is the most recent story.