Beber & ComerDicas & NewsFestivaisRio de JaneiroSerras no RioTeresópolis

Origem britânica de Teresópolis é comemorada com Festival Gastronômico

Origem britânica de Teresópolis é comemorada com Festival Gastronômico – Pouca gente sabe que a cidade de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, tem em sua origem uma colonização britânica, que completa 200 anos agora em 2018. E para comemorar isso, o Pólo Gastronômico de Teresópolis está organizando o festival gastronômico “Sabores Britânicos”, com pratos especiais e muita história!

Festival Gastronômico Sabores britânicos de Teresópolis 2018 (foto-montagem: intripADS)

A história de Teresópolis

As origens de Teresópolis datam da primeira metade do século XIX, mais precisamente a partir de 1818, quando o português de origem inglesa, George March adquiriu uma grande gleba e transformou-a em uma fazenda-modelo, com sua sede localizada onde atualmente encontra-se o bairro do Alto numa vasta área de terras, onde construiu diversos empreendimentos como: plantações de hortigranjeiro e frutas, criação de cavalos e cabras, ovelhas, aluguel de casas e hotelaria. Assim surgiu o povoado de importância estratégica no caminho que ligava a Corte à província das Gerais, desenvolvendo também o hábito do veraneio da região. Lentamente, o povoado foi se desenvolvendo e passando à categoria de Freguesia. Todo o crescimento e posterior desenvolvimento deste pequeno núcleo se verificou no sentido Norte-Sul, isto é, os comerciantes que vinham das Minas Gerais em direção ao porto da Baía de Guanabara, passando por Petrópolis, visavam esta região como ponto estratégico de repouso.

George March foi, certamente, o colonizador da cidade, outros ingleses subiram à serra fugindo do calor escaldante da corte do Rio de Janeiro. Através de cobrança dos aluguéis de suas casas, construídas ao redor da fazenda-modelo, George March incentiva e torna-se um pioneiro do veraneio na região, mostrando toda a vocação de hospedagem e receptividade local. Outros ingleses, influenciados por George March, fixaram moradia e compraram terras na região. Mas foi somente em 1891, que um decreto elevou a município, a então freguesia de Santo Antônio do Paquequer ou “Teresópolis” (em homenagem à Imperatriz Dona Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II). 

Restaurantes do Polo Gastronômico de Teresópolis são organizadores do Festival (foto:divulgação)

O FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES BRITÂNICOS

E foi pensando em comemorar os 200 anos da fundação da cidade com origem na colonização inglesa de Teresópolis, que o Pólo Gastrônomico de Teresópolis coloca no calendário oficial teresopolitano, o Festival Gastronômico Sabores Britânicos. Entre os dias 6 a 29 de julho, Teresópolis ganha contornos que englobam gastronomia, cultura e arte. O Festival veio para contar a história da colonização de Teresópolis e revelar o DNA da cidade como provedora de alimento e hospitalidade, a partir do seu fundador, George March.

Nesta primeira edição, o Polo Gastronômico de Teresópolis reuniu cerca de 20 restaurantes, que vão preparar pratos de origem inglesa com o toque, o sabor e o charme da Região Serrana. Além das tradicionais degustações, servidas em mesas montadas em diferentes pontos da cidade, o evento será marcado por exposições e shows que referenciam a colonização de origem inglesa e sua influência nos costumes da cidade. “O polo Teresópolis resgata com orgulho a vocação de Teresópolis para contar a historia dos ingleses que escolheram a cidade para criar comida de verdade e receber bem”, disse uma das organizadoras e empresárias do Polo, Elizabeth Mazzi, do restaurante Manjericão.

Pizza e Gratinado de Couve-Flor, prato participante do Restaurante Manjericão (Foto: Divulgação)

MUITO MAIS QUE GASTRONOMIA

Os organizadores apostaram na ampliação do evento para cultura, a história e a arte. Tanto no Alto, o famoso bairro da “Feirinha”, quanto o centro da cidade terão atrações e restaurantes com pratos inéditos que contam como essa colonização influenciou Teresópolis. Porém, além de servir pratos deliciosos, cada um dos restaurantes terá uma história para contar sobre a cidade e suas curiosidades em torno da presença dos ingleses e suas famílias.

Essa influência e mistura com os ingleses em Teresópolis chega também na música. O Polo oferecerá à cidade, apresentações musicais gratuitas do trio que toca Beatles Instrumental em ritmos brasileiros, o ótimo grupo “Aventuras Instrumentais no Submarino Amarelo“, que fará shows abertos, em praças e locais de fácil acesso ao público. Fica à dica, os caras são bons demais!

Para os mais curiosos, haverá passeios históricos guiados pela cidade e também um passeio ecológico até uma fazenda de verduras autêntica da região, para que o visitante sinta como eram as atividades do inglês que fundou a cidade e cuidava de sua fazenda-modelo.

QUANDO ACONTECE

O Festival Gastronômico Sabores Britânicos é realizado e produzido pelos restaurantes do Polo Gastronômico de Teresópolis sob a consultoria do Sebrae e seu “Programa Sebrae na Mesa”. É possível visitar os restaurantes para se deliciar com os pratos entre os dias 06 e 29 de julho (2018). Nessa edição haverá uma variedade de receitas, desde pratos quentes para seu almoço ou jantar, até sobremesas deliciosas e opções para um belo café da manhã ou para aquele relaxante chá (ou café) da tarde! Consulte a lista dos nomes dos pratos e os respectivos restaurantes participantes (abaixo) e bom apetite!

Café Inglês Completo – Pousada Cantinho da Serra (foto:Divulgação)
Torta de Maçã – Pousada Matitaterê (foto: Divulgação)
Bife à Sloper – Don Phillipe Gastronomia (foto: Divulgação)

 

Chá da Tarde com Scones – Casa do Café (foto: Divulgação)

Restaurantes e pratos participantes do Festival

Crumble de Maçã
Restaurante Sinhá
R. Carmela Dutra, 45 – Agriões | 21 2742-7192

Torta de Maçã
Pousada Matitaterê
Rua Iguaçu, 400 – Alto | 21 2642-6389

Salsichas com Purê de Batata
Vila St. Gallen 
R. Aug. Amaral Peixoto, 166 – Alto | 21 2642-1575

Bacalhau à moda da Casa Inglesa
Restaurante Caldo De Piranha
R. Ver. José Elías Zaquem, 305 – Agriões | 21 2643-4908

Pizza e Gratinado de Couve -Flor
Manjericão Casa de Pizza
R. Flávio Bortoluzzi de Souza, 314 – Alto | 21 2642-4242

Frango Assado no Limão e Alecrim
Paraíso Agriões
R. Carmela Dutra, 441 – Agriões | 21 2742-0131

Eton Mess 
Gatto Macchiato Cat Café
R. Nilza Chiapeta Fadigas, 35 – Várzea | 21 2742-9355

Bolo Inglês
Hotel Intercity Teresópolis
R. Rui Barbosa, 611 – Agriões | 21 2741-4000

Peixe Empanado e Fritas
Paradise Garage
R. Ten. Luiz Meirelles, 3377 – Bom Retiro | 21 2742-4865

Café Inglês Completo
Pousada Cantinho da Serra
Estr. das Taboinhas, 1197A – Casc. Amores | 21 2642-2166

Batata Recheada com Bacalhau
Restaurante Camponesa Da Beira
R. Arm. Fajardo, 80 – Casc. Guarani | 21 2742-1993

Chá da Tarde com Scones 
Casa do Café
Av. Lúcio Meira, 90 – Várzea | 21 98766-0733

Torta de Batata e Carne
Varietá Grill
Av. Delfim Moreira, 722 – Centro | 21 2641-6384

Bife a Sloper
Don Phillipe Gastronomia
R. Cap. Ed. Nascimento, 53 Várzea | 21 2641-4130

Assado de Domingo
Tempêro com Arte
R. Pref. Seb. Teixeira, 262 – Várzea | 21 2742-1299

Frikadeller Claussen ao Molho March 
È Vero
Av. Oliveira Botelho, 617 – Alto | 21 2642-0548

Triple Trifle 
Doces Húngaros 
Praça Balt. da Silveira, 132 – Várzea | 21 2742-4816

Bolo Vitoriano
Pousada Terê Parque
Est.do Araken, 169 – Gr. Guarani | 21 2642-3431

Waffle com chocolate quente
Restaurante Taberna Alpina
R. Duque de Caxias, 131 – Várzea | 21 2644-5267

Bife Wellington
Novilho de Ouro
Av. Oliveira Botelho, 721 – Alto | 21 2644-5267

 

Curtiu?!
Mesmo depois do Festival, alguns restaurantes manterão algumas dessas receitas em seu cardápio, então aproveite para conhecer esses e outros pratos nos restaurantes da cidade. Saiba mais sobre o Pólo Gastronômico de Teresópolis, acompanhe as novidades na página deles no Facebook. Uma dica bacana é o “EXPRESSO GOURMET”, um serviço de transfer que pega o turista nos principais hotéis da cidade e os leva para alguns restaurantes participantes do Pólo. E o serviço é gratuito!


Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!
 
VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR
VEJA instagram.com/intripBR
ASSISTA: youtube.com/intripBR

Booking.com
Post anterior

Pedra da Tartaruga em Teresópolis, com café da manhã

Próximo post

Viagem com roteiro personalizado para seu perfil