DestinosO que fazerRegião Serrana-RJRio de JaneiroTeresópolis

Pedra da Tartaruga em Teresópolis, com café da manhã

Pedra da Tartaruga em Teresópolis – Numa cidade considerada a capital nacional do montanhismo, onde as opções são incríveis para os amantes da natureza, que tal conhecer um lugar onde a vista é linda, onde você pode acampar, levar a criançada para brincar, fazer rapel e até curtir um café da manhã no bom estilo de piquenique?! Assim é o clima da Pedra da Tartaruga, que fica em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Pedra da Tartaruga em Teresópolis

A Trilha da Pedra da Tartaruga

Seu topo fica à cerca de 1.160m de altitude, ara chegar no alto da Pedra da Tartaruga, é preciso ir até a entrada do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, passar pela portaria e realizar uma caminhada de aproximadamente 20 minutos até o topo. A trilha, tem cerca de 650m e é muito bem conservada, um caminho bem tranquilo e com bom acesso, o que facilita a ida de crianças para essa caminhada. Após esse tempo de caminhada, que tem alguns momentos de aclive maior, mas que não chega ser muito íngreme, a trilha fará uma bifurcação (muito bem sinalizada) onde você escolhe seguir para o topo da Pedra da Tartaruga ou virar a esquerda para ir para a Trilha do Camelo e para uma pequena área de lazer do Parque, um parquinho rústico para a criançada, onde ainda tem uma pequena infraestrutura com banheiros e bicas d’àgua.

A entrada do Parque Municipal e a trilha bem tranquila que leva até o topo.

No alto da Pedra da Tartaruga, existe um descampado onde os visitantes aproveitam para acampar, pois é muito bacana curtir o visual a noite e também o amanhecer na região, pois normalmente as nuvens cobrem todo o vale que cerca o mirante. Nesse descampado, é possível também curtir um bom piquenique e ainda tem algumas mesas de madeiras que ajudam na estrutura para os visitantes.

O Descampado no alto, que serve como área de camping e piquenique.
No final da trilha, no lado oposta da Pedra da Tartaruga, fica a Trilha do Camelo
Um local bem tranquilo, pra curtir com a criançada. Parquinho rústico no local.

O visual da Pedra da tartaruga

No alto da Pedra é possível ter uma bela vista para as principais montanhas da região, em uma posição privilegiada, quem está lá no algo pode ver lindos picos, vales e até uma parte da cidade de Teresópolis por um ângulo diferente. Dentre as principais montanhas que se pode avistar de lá, o destaque fica para um visual incrível da “Mulher de Pedra” e dos “Três Picos”, que ficam já dentro do Parque Estadual dos Três Picos, nos limites entre os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo.

No alto da Pedra da Tartaruga, um visual incrível do vale em volta do Parque e de outros picos
Uma visão panorâmica dos principais picos da região

 

Ao fundo, famosos picos, como a “Mulher de Pedra”

Café da Manhã no alto da Pedra da Tartaruga

Fazer a trilha para curtir o visual lá de cima já é muito bacana, mas agora imagina poder curtir com sua família e amigos esse visual e ainda degustar um bom café da manhã no alto da serra? Pois é, essa experiência é possível, com a ajuda da Agência de Roteiros de Experiências, a THE EXP, que organiza de forma personalizada um café da manhã para o grupo de visitantes poder curtir o clima da montanha, degustar bons produtos e ainda conhecer tudo da região ouvindo as histórias e curiosidades contadas por um anfitrião (e guia) local. A THE EXP é a primeira agência que oferece esse tipo de experiência na região, buscando um diferencial para os visitantes e até para pessoas locais que queiram curtir esse belo lugar, de uma maneira diferente. Através de uma parceria com o pessoal da Casa de Café de Teresópolis, é proporcionado um café da manhã bem bacana, com sucos, frutas, salada de frutas e sanduíches deliciosos! É uma manhã realmente muito bacana e diferente!

Depois de uma caminhada e curtir o visual, que tal ter um café da manhã personalizado hein!
Um ótimo clima de montanha para curtir a tranquilidade e um bom café da manhã.

Outras Atividades de Experiência

RAPEL
Outras boas atividades que se pode curtir lá no alto é um rapel muito bacana para os mais aventureiros. Com diferentes níveis de acesso para a colocação de equipamento, o visitante pode realizar a prática do rapel para curtir um ângulo diferente do visual do mirante. Tem pontos com 6m e 12m de altura para os que desejam uma experiência menos radical e um maior, de cerca de 30 metros, para os mais corajosos. Claro que para fazer esse rapel é preciso do acompanhamento de guias/montanhistas experientes e credenciados, que você consegue encontrar nas principais operadoras receptivas locais. A THE EXP – Roteiros de Experiência e a operadora Rota Certa – Ecoturismo tem especialistas para essa prática com toda segurança.

CAMINHADA DA LUA

Uma ótima experiência que se pode curtir por lá, é fazer a subida para o mirante da pedra no fim de tarde, curtir o entardecer e depois ver o nascer da Lua no alto da Pedra da Tartaruga. Essa experiência pode ser personalizada para grupos (a dica é ir em noites de lua cheia), onde além de curtir esse visual noturno incrível o pessoal da THE EXP prepara uma pequena degustação de queijos e vinhos.

No alto da Pedra da Tartaruga, além de curtir o visual, dá pra praticar rapel

 

 

Curtiu?!
Já viveu uma experiência parecida em algum outro lugar? Compartilha com a gente!

Se quiser VIVER ESSA EXPERIÊNCIA, fale com a THE EXP (theexp@intrip.com.br)

E lembre-se, sempre que for fazer uma trilha, não esqueça de recolher seu lixo e de nunca alimentar animais ou retirar plantas e pedras dos locais. Vamos conservar nossa fauna e flora!
Em caso de atividades na natureza, vá sempre com alguém local ou com guias credenciados e especializados de acordo com a atividade que você deseja fazer! Viva experiências, mas sempre de forma responsável!


 
Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!
 
VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR
VEJA instagram.com/intripBR
Booking.com
Post anterior

Trilha da Pedra do Elefante em Teresópolis

Próximo post

Origem britânica de Teresópolis é comemorada com Festival Gastronômico