Dicas & NewsO que fazerRoteiros

Conheça a Amazônia através de turismo de voluntariado

Conhecer a Amazônia através de turismo de voluntariado, é uma forma de viver experiências em uma das regiões mais conhecidas (e ao mesmo tempo inexploradas) do Brasil, além disso vai ter a chance de praticar o bem, Como? Sendo voluntário na Amazônia, que guarda uma beleza exuberante, sabores únicos e uma população simples e acolhedora. Para conhecer bem a cultura local é interessante vivenciar cada experiência de lá, desde ouvir os pássaros ao amanhecer, navegar por seus rios e conhecer a fundo o seu povo. Obviamente é mais fácil você conhecer tudo isso com ajuda de alguém local ou algum serviço que possa ajudar nas atividades por lá. E foi pesquisando quem poderia ajudar numa viagem de experiência, que descobrimos o projeto Amazoniando, que propõuma vivência genuína na região e ajudando a quem precisa através de um projeto de voluntariado!

Barco que serve de hospedagem por 4 dias durante a viagem do projeto Amazoniando. (foto: Divulgação/Braziliando)
Barco que serve de hospedagem por 4 dias durante a viagem do projeto Amazoniando. (foto: Divulgação/Braziliando)

O Amazoniando é um projeto de viagem e voluntariado para quem quer sair do convencional, vivenciar uma nova realidade e gerar um impacto positivo nas comunidades ribeirinhas amazônicas. A primeira edição do projeto aconteceu em fevereiro deste ano (2017), os participantes passaram 4 noites dormindo nas redes de um barco regional e desenvolvendo projetos sociais em comunidades que se encontram em situação vulnerável. Enquanto parte do grupo realizou atividades com as crianças das comunidades, outra parte ficou com os adultos, ajudando as comunitárias a encontrarem o caminho para a realização de seus sonhos e ensinando técnicas de plantio.

Mas é claro que a viagem não é feita só de trabalho, tem a parte da descoberta das belezas locais também, pois são realizados passeios para que os participantes conheçam mais da região. Na última expedição, os integrantes da equipe pescaram, saíram à noite em busca de jacarés, fizeram trilha pela floresta, nadaram com os botos e conheceram os ritos de uma tribo indígena.

Participantes da primeira edição do projeto Amazoniando (foto: Divulgação/Braziliando)
Participantes da primeira edição do projeto Amazoniando (foto: Divulgação/Braziliando)

As edições do projeto não tem periodicidade certa, mas a ideia dos idealizadores é que possam aumentar a frequência das expedições. A ideia para o próximo projeto é promover o Turismo de Base Comunitária, realizando as atividades turísticas na própria comunidade visitada, gerando assim renda para os moradores e uma maior conexão entre viajantes e locais. A próxima edição está prevista para o segundo semestre (2017) e a pré-inscrição pode ser feita através do preenchimento do formulário já disponível.

MAS quem faz o Amazoniando?

O projeto é organizado pela startup Braziliando, que tem a missão de promover experiências diferenciadas para pessoas que buscam a imersão cultural em suas viagens. Atualmente o foco está em desenvolver atividade de experiências no Rio de Janeiro, além do projeto na Amazonas. No Rio, eles dão dicas aos estrangeiros para que vivenciem a Cidade Maravilhosa como um verdadeiro carioca, fazendo a conexão entre os viajantes e brasileiros para que possam juntos explorar a cidade e ainda ensinar o português de uma maneira diferente e interessante – cada aula acontece em um lugar autêntico e especial do Rio.


Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!
 
VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR
VEJA instagram.com/intripBR
Post anterior

O que fazer em São Lourenço

Próximo post

Taormina, um típico restaurante italiano em São Paulo