Minas GeraisO que fazerSão Lourenço

O que fazer em São Lourenço

Saber o que fazer em São Lourenço no sul de Minas Gerais não é muito difícil, o complicado é decidir quais as melhores atividades para aproveitar dentro do tempo que vai durar a sua viagem por lá. Mas nós vamos ajudar dando algumas dicas do que fizemos num roteiro de 3 dias em São Lourenço.

Parque das Águas em São Lourenço - MG
Parque das Águas em São Lourenço – MG

São Lourenço, a cidade das águas

São Lourenço é um dos menores municípios em extensão territorial do Brasil, porém uma das mais bonitas e conhecidas estâncias hidrominerais do país, fazendo parte do Circuito das Águas de Minas, com várias fontes naturais de águas gaseificadas que possuem propriedades terapêuticas e medicinais. O município tem diversas atrações naturais com beleza surpreendente, além da cultura, do povo muito hospitaleiro, e claro, a boa gastronomia mineira.

Nessa viagem, chegamos em São Lourenço no final de uma quarta-feira, depois de 4 horas de viagem (de carro) saindo do Rio de Janeiro. Como chegamos no fim da tarde e estávamos com nosso filho pequeno, resolvemos começar nosso roteiro no dia seguinte, mas aproveitamos para curtir um bom papo com amigos antigos que temos por lá e pegamos mais dicas para curtir o roteiro de 3 dias cheios que teríamos por lá.

Parque das Águas de São Lourenço

O Parque é um lugar incrível, particularmente sempre guardei ótimas lembranças dele, pois passei minha infância toda viajando para lá em minhas férias escolares e a diversão era garantida a cada viagem. O parque é enorme, tem cerca de 9 fontes naturais de água e diariamente as pessoas as visitam para poder aproveitar suas propriedades medicinais. O lago do parque é uma outra atração a parte, onde é possível curtir um passeio de pedalinho, barco ou caiaque e ainda visitar a “Ilha dos amores”. Outras atrações, são o Balneário (que funciona como um mini SPA), a gruta de Nossa Senhora dos Remédios, a Catedral do Bambu, Parquinhos infantis, um bosque com trilhas, um espaço da aventura, restaurantes e a própria tranquilidade e clima ameno de todo o parque. Enfim, o que não falta é atividade para passar um bom tempo por lá. E o bacana é que você pode comprar o ingresso, visitar parte do parque, sair e voltar no mesmo dia com o mesmo ingresso, ou seja, dá pra aproveitar bem!

Parque das Águas, São Lourenço - MG
Parque das Águas, São Lourenço – MG
Bosque do Parque das Águas, São Lourenço - MG
Bosque do Parque das Águas, São Lourenço – MG
Família Intrip em atividades no lago do Parque das Águas, São Lourenço - MG
Família Intrip em atividades no lago do Parque das Águas, São Lourenço – MG

Rota do café especial

Foi no fim de tarde, dando uma volta pelo centro no famoso “Calçadão”, onde tem vários bares e restaurantes, que resolvemos beber um café na Unique Cafés, uma cafeteria ótima e muito aconchegante. Gostamos muito da qualidade do café de lá e ai descobrimos que existia um tour que contava toda a história da fazenda, dos produtores locais e do próprio café na região, era a Rota do Café especial.
O ponto de encontro é na própria cafeteria Unique Café, de onde saímos numa van que nos levou até a fazenda Sertão, na cidade vizinha Carmo de Minas. Um guia, que é um dos responsáveis pela gestão da produção e que entende tudo de café, vai contando curiosidades sobre o café, ensinando sobre o cultivo e até compartilhando uma bonita história de sua vida pessoal. O passeio dura em torno de 4 horas e termina quando voltamos para a cafeteria e fazemos um mini workshop e degustação de café em um sala toda preparada pra nós. É uma experiência bem legal, seja você um apreciador de café ou não.

Rota do Café Especial em  São Lourenço - MG
Rota do Café Especial em São Lourenço – MG
Fazenda Sertão, onde é feita a Rota do Café especial em  São Lourenço - MG
Fazenda Sertão, onde é feita a Rota do Café especial em São Lourenço – MG

Trem das águas

Confesso que o fato de entrar num trem só pra me deslocar de um ponto A para um ponto B sem muito objetivo, não me atraía muito. Porém, o passeio no Trem das Águas me surpreendeu, pois tem várias atividades a bordo, e além disso, nosso pequeno BabyIntrip de 1 ano e meio adorou cada momento do passeio, desde um simples olhar pela janela pra ver as belas paisagens até curtir as apresentações de cantores regionais que misturam musica e humor com muita animação. O tour é feito em uma locomotiva Maria Fumaça americana fabricada em 1925, movida a lenha e que faz o trajeto de 10 km entre São Lourenço e a cidade vizinha Soledade, percorrendo um trecho de extinta ferrovia “The Minas and Rio Railway”. O passeio tem duração de, aproximadamente, 2 horas, contando o trajeto ida e volta, e ainda um tempinho parados na estação de Soledade, onde é possível fazer um lanche e comprar lembranças em lojinhas de artesanato.

Trem Das Águas - São Lourenço - MG
Trem Das Águas – São Lourenço – MG
Nosso pequeno BabyIntrip curtindo a paisagem durante o passeio do Trem Das Águas - São Lourenço - MG
Nosso pequeno BabyIntrip curtindo a paisagem durante o passeio do Trem Das Águas – São Lourenço – MG
Trem Das Águas - São Lourenço - MG
Trem Das Águas – São Lourenço – MG

Quinta do cedro

Um restaurante, uma pousada ou um espaço para as crianças conhecerem melhor sobre a vida no campo e ficar bem pertinho de alguns animais de fazenda?! Na verdade, tudo isso se encaixa na descrição da Fazenda Quinta do Cedro. Um espaço bem bacana, pertinho do centro de São Lourenço, que com certeza vai agradar muita gente, principalmente quem está viajando com criança. O local funciona de forma independente, com um restaurante que serve comida típica mineira feita no fogão à lenha, uma pousada com pequenos e charmosos chalés, além de uma fazendinha com um mini zoo que tem animais de fazenda (pônei, avestruz, coelho, ganso, peru…), alguns laguinhos, parque ao ar livre pra criançada, produtos naturais e passeio à cavalo. Você pode aproveitar tudo de uma vez ou ir lá apenas para umas das atividades….escolha sua diversão!

Quinta do Cedro, Restaurante e entrada da fazendinha
Quinta do Cedro, Restaurante e entrada da fazendinha
Fazendinha do Quinta do Cedro com mini zoo
Fazendinha do Quinta do Cedro com mini zoo
Uma boa oportunidade pra criançada ter contato com os animais da fazenda. o BabyIntrip adorou!
Uma boa oportunidade pra criançada ter contato com os animais da fazenda. o BabyIntrip adorou!

 

Calçadão e Comercio Local

O famoso calçadão de São Lourenço fica no centro, bem próximo ao Parque das Águas, e reúne vários bares e restaurantes pra você escolher onde aproveitar a boa gastronomia mineira, seja de dia ou de noite. Lá você pode escolher pra almoçar, beber um boa cervejinha pra colocar o papo em dia com os amigos ou simplesmente aproveitar um dos melhores cafés da cidade, o Unique cafés. E além disso, bem próximo do calçadão (dar pra ir a pé), existe uma outra “calçada” onde funciona uma espécie de feirinha, com algumas lojinhas para venda de artesanato, roupas, queijos e doces típicos. Vale a pena esticar uma caminhada por lá! O bacana pra gente, foi encontrar alguns brinquedos artesanias de madeira, coisa que é difícil encontrar nos tempos de hoje onde as crianças estão acostumadas só com eletrônicos. Compramos alguns para o babyIntrip, que ele curtiu muito!

Calçadão em São Lourenço, boas opções para curtir a gastronomia da cidade
Calçadão em São Lourenço, boas opções para curtir a gastronomia da cidade
Unique Cafés, é uma das boas opções do Calçadão de São Lourenço
Unique Cafés, é uma das boas opções do Calçadão de São Lourenço

Montanha Sagrada

Localizada no ponto mais alto da cidade, tem um visual panorâmico da cidade e até da pra ver cidades vizinhas. Ótima para quem gosta de caminhadas ecológicas e ficar perto da natureza. Possui uma rampa de saltos para asa delta e paraglider, utilizada frequentemente para eventos de atletas locais. É considerada um local místico e sagrado por membros da sociedade brasileira da EUBIOSE. Se é místico não sei, mas que o clima lá em cima é de paz e tranquilidade, além de ter uma vista bem legal, ahh isso eu garanto!

Montanha encantada, São Lourenço - MG
Montanha encantada, São Lourenço – MG

Sociedade Brasileira da EUBIOSE

Pra quem curte arquitetura, é possível visitar (uma parte) do templo da Eubiose, uma sociedade de Esoterismo, Teosofia e Ocultismo fundada em São Lourenço, no ano de 1921. Seus integrantes são chamados de eubiotas e tem como conhecimento uma síntese de Filosofia, Religião e Ciência. Existem templos da Eubiose em 3 cidades brasileiras, logicamente, São Lourenço possui um desses templos, que tem uma arquitetura clássica e que lembra antigos templos greco-romanos.

Templo da Sociedade brasileira Embiose, São Lourenço - MG
Templo da Sociedade brasileira Embiose, São Lourenço – MG

Outras atrações em São Lourenço

Queríamos mais tempo pra ficar na cidade, pois sabemos que existe ainda muita coisa pra curtir por lá, seja você um apreciador da gastronomia, de arquitetura, da natureza e até mesmo de esportes radicais. São Lourenço poder reservar ótimas experiências pra você. Veja abaixo, algumas coisas que pesquisamos e que dizem ser bem legais, mas que pra gente vai ficar para uma próxima viagem, mas que de repente já pode fazer parte do seu próximo roteiro…

Passeio de Balão em São Lourenço – Um passeio muito legal que sai de manhã cedo e te mostra uma outra visão da cidade. Mas esse é preciso se programar e tentar reservar com pelo menos 30 dias antes de sua viagem, pois a procura é grande. Foi exatamente por conta disso que nós não conseguimos ir, infelizmente não reservamos, mas dizem que é imperdível e com certeza não perderemos na próxima!

Complexo Turístico Teleférico de São Lourenço - um passeio que vai do centro ao Mirante, onde o viajante pode desfrutar de uma paisagem incrível da cidade. Mais informações: Tel: (35) 3332-3840 | Endereço: Av Dom Pedro II, 35 – Centro – São Lourenço – MG

Sítio Lagoa Seca – uma mini fazendinha que oferece um tour guiado para mostrar como é a vida por lá, onde os visitantes podem alimentar os animais, como cabras, ovelhas e cavalos, e ainda ter a experiência de tirar leite da vaca. E no final ainda tem um café completo bem ao estilo mineiro com tudo fresquinho…dizem que é uma delícia! Na próxima nós vamos. Mas fique ligado, as visitas acontecem aos sábados, então programe-se.

Como Chegar em São Lourenço

A cidade fica a cerca de 265Km do Rio de Janeiro, 384Km de Belo Horizonte e 300km de São Paulo. Pra quem optar por ir de ônibus, as empresas Útil e Cometa são boas opções.

Como chegar de carro em São Lourenço, MG
Como chegar de carro em São Lourenço, MG

Pra quem optar sair do Rio de Janeiro de carro, como nós, é só seguir pela Via Dutra e depois de um tempo rodando por ela, vai passar pela cidade de Resende, aí então fique atento para pegar a saída 330A, que vai leva-lo para uma estrada belíssima pela Serra da Mantiqueira, mas que é muito acentuada, com poucos pontos de ultrapassagem e sem acostamento, e que muito provavelmente haverá alguns caminhões passando por lá, complicando o trajeto. Mas a estrada é visualmente muito bonita, rica em vegetação e com verdadeiros “túneis” formados pelas árvores.

Mas existe uma outra opção! Em vez de pegar a saída 330A, é possível seguir até Cruzeiro (são 37 KM depois da entrada 330A) e logo após da divisa Rio/São Paulo pegar a saída 34 e seguir na direção de Cruzeiro (são 10 KM). É tudo bem sinalizado com placas, mas claro, qualquer coisa é só parar e perguntar lá no Posto Ipiranga (brincadeira, nem lembro se tem posto Ipiranga por lá…mas apesar de acreditar ser bem tranquilo e que você não terá problemas, pergunte se precisar ou dê uma checada no seu GPS!). Mas vai por mim? A estrada pela serra da Mantiqueira é um visual incrível! ;-)


 

Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!
 
VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR
VEJA instagram.com/intripBR
 
 
Post anterior

Belga Hotel, Design e tecnologia para se hospedar no Rio de Janeiro

Próximo post

Conheça a Amazônia através de turismo de voluntariado