DestinosO que fazerPenedoRio de Janeiro

Cachoeiras em Penedo

Cachoeiras em Penedo – Estivemos em Penedo, um distrito da cidade de Itatiaia no Rio de Janeiro, na divisa com o estado de Minas Gerais. O lugar tem aquele climão bom de serra, com frio, boa gastronomia e ótimos lugares pra curtir a natureza com tranquilidade. E nós, como gostamos muito de serra, obviamente também gostamos muito de cachoeiras, sendo assim, aproveitamos o dia para conhecer 4 cachoeiras em Penedo e vamos falar um pouco deles aqui nesse post.

As Cachoeiras em Penedo são uma das principais atrações da região.
As Cachoeiras em Penedo são uma das principais atrações da região.

Nós chegamos em Penedo em uma sexta-feira no fim do dia, então nos planejamos para curtir todo o sábado para conhecer as cachoeiras. Como estávamos com nosso “BabyIntrip” (com 9 meses de idade) optamos por ir em cachoeiras mais perto do centro e que tinham um acesso mais fácil, dando para ir de carro até bem perto delas e tendo que fazer, em algumas, apenas pequenas trilhas.

TRÊS CACHOEIRAS

Nossa primeira parada foi na chamada “Três Cachoeiras“, que tem esse nome justamente por que é formada por 3 quedas d’águas em sequência. Para chegar nessa cachoeira de carro, basta seguir a estrada principal que passa em frente ao famoso shopping Pequena Finlândia e seguir por cerca de 10 minutos. Logo é possível perceber um pequeno espaço a direita da estrada que serve de estacionamento. Nos fins de semana, justamente por ser próximo ao centro, costuma ficar bem movimentado, mas o visual dela é bem bacana. Só tome cuidado pois nos avisaram que tem uma parte dela que é um pouco perigosa por ter pontos onde a correnteza forma uns “panelões” fundos, também conhecidos como “sumidouros”. De qualquer maneira, aproveitamos o lugar para boas fotos com nosso pequeno viajante!

As "3 cachoeiras" ficam bem pertinho do centro de Penedo.
As “3 cachoeiras” ficam bem pertinho do centro de Penedo.
Familia Intrip curtindo a "3 Cachoeiras" em Penedo - RJ
Familia Intrip curtindo a “3 Cachoeiras” em Penedo – RJ

 

CACHOEIRA DE DEUS

O nome já diz tudo, pois realmente aquele lugar é de Deus! Seguimos de carro e pegamos um pequeno trecho já de estrada de barro, saindo da rua principal, descemos uma pequena ladeira, onde paramos o carro e iniciamos uma trilha rápida (bem sinalizada) que leva cerca de 10 minutos numa caminhada leve. Chegando lá vimos um cantinho bem legal onde fica a cachoeira, com um lago abaixo dela. Não vi ninguém mergulhando e nós estavámos com o BabyIntrip (além do dia estar frio!), então não iríamos mergulhar mesmo, mas que deu vontade, ahhh isso deu! Quem sabe na próxima! Tinha algumas pessoas lá, que logo foram embora, então ficamos um tempo sozinhos, só a “FamilyIntrip“, na maior paz e tranquilidade….ai deu pra perceber por que o lugar se chama Cachoeira de Deus.

A Cachoeira de Deus é uma das mais famosas da região do distrito de Penedo
A Cachoeira de Deus é uma das mais famosas da região do distrito de Penedo
Pequena trilha para chegar na Cachoeira de Deus, Penedo - RJ
Pequena trilha para chegar na Cachoeira de Deus, Penedo – RJ
Familia Intrip aproveitando a tranquilidade de u momento sozinhos na Cachoeira de Deus
Familia Intrip aproveitando a tranquilidade de um momento sozinhos na Cachoeira de Deus

POÇO DAS ESMERALDAS

O Poço das Esmeraldas fica na parte de baixo da cachoeira Três Bacias, que com o reflexo da vegetação em volta, as águas formam um poço e ficam com cores de esmeralda, ainda mais se tiver a ajuda dos raios de sol que invadem e furam a sombra feita pelas árvores! O lugar é lindo, mas em fins de semana e feriados, provavelmente haverá uma boa quantidade de pessoas tirando fotos e mergulhando, aí já viu, vai rolar aquela disputa por um bom ângulo. Mas no geral é bem tranquilo pra aproveitar o local!

O Poço das Esmeraldas encanta bela beleza e o ar de tranquilidade entre as árvores.
O Poço das Esmeraldas encanta pela beleza e o ar de tranquilidade entre as árvores.

CACHOEIRA DAS TRÊS BACIAS

A cachoeira das Três Bacias fica um pouco acima da entrada do Poço das Esmeraldas. Uma ladeira de cerca de 50 metros leva até uma escadinha de pedra que dá acesso a cachoeira. Algumas pessoas vão de carro até a entrada da cachoeira, mas eu aconselho deixar o carro em baixo perto do Poço das Esmeraldas, pois no largo da entrada das Três Bacias tem muitas pedras que podem rasgar os pneus ou danificar seu carro, sem contar que fica um atoleiro em dias pós chuva. A Cachoeira em si é bonita, tem pouco espaço em volta dela, mas rola uma espécie de “banheira” natural onde é possível aproveitar para dar uma relaxada nas águas geladas e puras!

A Cachoeira das 3 bacias desagua no Poço das Esmeraldas, que fica logo abaixo.
A Cachoeira das 3 bacias desagua no Poço das Esmeraldas, que fica logo abaixo.

 Parque nacional de Itatiaia

Outro ponto bem interessante para curtir belas cachoeiras, trilhas e picos com belos mirantes naturais, é o Parque Nacional de Itatiaia. É o primeiro parque brasileiro, criado em 1937 para proteção desta área de importância ecológica entre o Rio de JaneiroMinas e São Paulo. Entre os pontos de interesse do local ficam o Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Vale do Aiuruóca e a Pedra do Altar. Nós não tivemos tempo para ir lá nessa viagem, mas vamos voltar em breve e ai contamos mais detalhes!


Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!
 
VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR
VEJA instagram.com/intripBR
Post anterior

Onde dormir em Bento Gonçalves

Próximo post

Tour Rota Cervejeira saindo de Teresópolis