DestinosO que fazerRio (capital)Rio de Janeiro

Trilha do Morro da Urca

Subir a trilha do morro da Urca é uma forma diferente de conhecer um dos cartões postais do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar. Mas apesar de ser uma trilha relativamente tranquila de se fazer, é bom tomar alguns cuidados e entender melhor como é essa trilha. Para isso vamos te contar como foi a nossa experiência nessa subida e dar algumas dicas úteis para te ajudar!

Trilha do Morro da Urca, 900m de subida, natureza e visual
Trilha do Morro da Urca, 900m de subida, natureza e visual

O MORRO DA URCA

O morro da Urca tem cerca de 220 metros de altura e é a primeira parada de quem pega o bondinho na estação da Praia Vermelha, pois no alto dele é preciso pegar um outro bondinho para subir até morro do Pão de Açúcar. Ainda no alto do morro da Urca o viajante ja tem acesso a um complexo turístico com lanchonetes e também ao heliponto, para quem quiser fazer um vôo panorâmico de helicóptero.

O Morro da Urca é a primeira parada antes de subir de bondinho até o Pão de Açúcar
O Pão de Açúcar , visto da estação do bondinho no Morro da Urca.
No complexo turístico do morro da Urca é possível partir para um vôo de Helicóptero
No complexo turístico do morro da Urca é possível partir para um vôo de Helicóptero

A TRILHA DO MORRO DA URCA

Onde fica a trilha do morro da Urca

Para acessar a trilha do morro da Urca você precisa ir até a Praia Vermelha. No canto esquerdo da praia tem a entrada da Pista Claudio Coutinho (já falamos dela por aqui), que aliás é uma bela opção de passeio! Subindo pela pista por cerca de 5 miuntos você já vai avistar a sua esquerda a entrada da trilha. Não se preocupe, a entrada é bem sinalizada por uma placa e além disso, você logo verá a movimentação de pessoas subindo no meio da mata. Pronto! Você chegou na trilha!
Mas se você quer um endereço de referência para colocar no seu GPS, no Waze ou simplesmente para informar ao motorista do taxi, coloque o endereço da estação do bondinho, que fica na Av. Pasteur, 520 – Urca. De lá é só caminhar até a praia e chegar na pista Claudio Coutinho.

Pista Claudio Coutinho na Urca
Pista Claudio Coutinho na Urca

A subida da trilha

A subida já começa com um barranco íngrime, aliás se prepare, pois praticamente toda a primeira parte da trilha é bem na vertical, íngrime quase toda a parte da caminhada. Mas o nível dela é moderado, é um pouco cansativa para os mais sedentários, mas bem tranquila para quem está em dia com os exercícios físicos. Em quase todo subida existem muitos degraus naturais do relevo, raízes das árvores (que ajudam como apoio) e vários pontos de pedras que em muitos pontos também formam escadas naturais.

Quando comecei a subir, percebi que a escolha da época do ano para subir é muito importante, se for em época de férias escolares e por ser uma trilha de nível moderado a fácil, tem muita gente por lá, formando até pequenas filas em alguns trechos mais estreitos. São pessoas de todas as idades que aproveitam o visual e o clima ameno proporcionado pelas árvores que fazem sombra durante quase toda a trilha.

O início da trilha no meio da Pista Claudio Coutinho e a trilha cheia de "trilheiros"
O início da trilha fica no meio da Pista Claudio Coutinho.A trilha cheia nos fins de semana e nas férias.

Mas depois de cerca de 10 ou 15 minutos de caminhada (os mais sedentários levam um pouco mais de tempo e talvez tenham que dar uma paradinha para descansar), mas logo a parte íngrime dá lugar a um platô, onde é possível ver a Urca e a enseada de Botafogo. É uma bela vista e uma bom momento pra beber aquela água e recuperar o fôlego. Depois dali, são aproximadamente mais 10 minutos de uma parte ainda com subida, mas bem mais light em relação ao início. Assim em torno de 20 ou 30 minutos é possível fazer a trilha completa e chegar na estação de bondinho do morro da Urca.

Na metade da trilha tem um platô e daí em diante a trilha fica menos íngreme
Na metade da trilha tem um platô e daí em diante a trilha fica menos íngreme
Na segunda a parte a trilha fica mais plana.
Na segunda parte a trilha fica mais plana.

Descer a pé ou de bondinho?

Para subir a trilha do morro da Urca não é preciso pagar nada, como o acesso é feito pela Pista Claudio Coutinho, você pode subir livremente apenas respeitando o horário de funcionamento. Mas se você quiser subir até o segundo morro, ou seja até o Pão de Açúcar e/ou descer do morro da Urca através do bondinho, ai será preciso comprar ingresso. Mas essa sua decisão tem que ser tomada antes de subir, pois não há bilheteria lá no alto, precisa comprar seu ingresso antes de subir a trilha. No meu caso, como a Kamily (minha esposa) estava grávida, ela comprou meu ingresso e subiu com a esposa de um amigo meu e a filhinha deles. Eu e o meu amigo fomos pela trilha, encontramos com elas lá no alto e continuamos o passeio até o Pão de Açúcar.

O final da trilha é no complexo turístico do morro da Urca, logo abaixo da saída do bondinho.
O final da trilha é no complexo turístico do morro da Urca, logo abaixo da estação do bondinho.

Bondinho de graça (ou não)

Mas existe uma maneira de descer o bondinho sem pagar nada. Se você subir a trilha na parte da tarde e ficar lá até depois das 19h00 será liberado para descer no bondinho da estação do Morro da Urca, pois o acesso de volta lá na Pista Claudio Coutinho fica fechado.

MAS ATENÇÃO! Desde o dia 08/07/15, a empresa que administra o complexo turístico do Pão de Açúcar, anunciou que os “trilheiros” que usam a trilha e esperam até as 19h pra descer de graça, agora precisam pagar uma taxa de R$20,00pra descer durante os fins de semanas e feriados e só podem pagar com cartão (débito ou crédito). Segundo os responsáveis, o início da cobrança foi por uma questão operacional, por conta do crescimento de empresas de turismo cobrando pelo passeio e com isso aumentando o fluxo de passageiros vindos da trilha, o que dificultava o embarque nos últimos horários. (fonte: Jorna O Globo)

Visual do alto do Morro da Urca
Visual do alto do Morro da Urca
O Rio visto do alto do Morro da Urca
O Rio visto do alto do Morro da Urca

O que levar para a trilha

A trilha é bem tranquila e não precisa de material de alpinismo ou de segurança, mas é bom levar outros acessórios que o ajudarão a ter uma boa caminhada. Por isso, não esqueça de levar:

– Tênis confortável ou bota de caminhada
– Roupas leves
– Um boné
– Repelente
– Água
– Uma sacola para seu lixo

E lembre-se: Não deixe por lá nada além de pegadas e nem leve nada além de boas fotos e suas recordações!

Praia Vermelha, Rio
Praia Vermelha, Rio
No alto do Pão de Açúcar o visual da cidade é fantástico!
No alto do Pão de Açúcar o visual da cidade é fantástico!
O visual do fim da trilha, assim que chega no morro da Urca
O visual do fim da trilha, assim que chega no morro da Urca

Informações Importantes

Abertura dos portões (acesso a Pista Claudio Coutinho): 08:00.
Fechamento dos portões (Pista Claudio Coutinho) : 18:00.
Em caso de chuvas no dia ou até 2 dias antes, evite subir, pois a trilha fica muito escorregadia e pode tornar a caminhada arriscada.


FAÇA UM TOUR GUIADO: Trilha e Rapel Morro da Urca

Quer subir a trilha com guia, transfer ida/volta e ainda fazer um rapel lá no alto do morro da Urca para curtir todo o visual do Pão de Açucar? Então viva essa experiência!
SAIBA MAIS

*Esse tour é comercializado pela operadora receptiva SOULATIVO, que é parceira do INTRIP


 

Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!
 
VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR
VEJA instagram.com/intripBR
ASSISTA: youtube.com/intripBR
Post anterior

Roteiro de 7 dias de experiências na Islândia

Próximo post

Conhecer São João Del Rei e Tiradentes com amigos