EventosMinas GeraisSão João Del ReiTiradentes

Conhecer São João Del Rei e Tiradentes com amigos

Conhecer São João Del Rei e Tiradentes em Minas Gerais é uma experiência incrível! Para quem me conhece bem, sabe que sou apaixonado pelas cidades do interior mineiro, principalmente por suas cidades históricas. Foi por isso que fiquei tão feliz em receber o convite para participar do II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagemque aconteceu entre os dias 14 e 16 (ago-2015) e reuniu cerca de 17 blogs do Brasil todo. Vou contar nesse post o que rolou de melhor neste encontro, mas tudo o que está aqui dá tranquilamente pra virar um ótimo roteiro de fim de semana para sua próxima viagem.

Os amigos blogueiros que nos acompanharam nessa viagem incrível pelo interior de Minas
Os amigos blogueiros que nos acompanharam nessa viagem incrível pelo interior de Minas (foto: blog Retrip)

Tudo foi muito bem organizado pelo Antônio Romulo Jr. do blog Retripele além de ser um viajante e blogueiro que faz um trabalho muito bom compartilhando suas experiências de viagem, também é gerente do Garden Hill Hotel & Golf, um ótimo e muito bonito hotel, onde ficamos a seu convite. Veja aqui o que achamos do período que ficamos hospedados por lá.

Garden Hill Hotel & Golf, local do encontro de blogueiros (#EIBV2)
Garden Hill Hotel & Golf, local do encontro de blogueiros (#EIBV2)

Chegando em São João Del Rei

Chegamos na sexta-feira a noite, vindo do Rio, depois de cerca de 5 horas de viagem de carro. Já eram quase 20hoo quando encontramos os outros blogueiros na Imperial Estanhos, uma casa especializada em arte feita em estanho. O estanho é um metal branco prateado e maleável, mas que precisa de muita habilidade para transformá-lo em arte. Em uma demonstração especialmente feita pra gente, vimos como são fabricadas as peças feitas pelos artesões locais. Esse tipo de artesanato só é produzido em São João Del Rei! Adoramos! E as peças são lindas!

Artesanato em estanho, uma arte que só é feita em S-ao Jo-ao Del Rei (MG)
Artesanato em estanho, uma arte que só é feita em São João Del Rei (MG)

Depois de sairmos da Imperial Estanhos, fomos direto na sede da operadora local Rumos em Rotas, lá fomos recebidos para uma pequena degustação de queijos, cachaça e pão de queijo! Hummmm! Ai então recebemos uma breve orientação do que viria por ai na nossa programação nos dois dias que ficaríamos na cidade!

Em seguida, fomos para o Restaurante Monte Alverde (em frente à Igreja São Francisco), ali nos reunimos e começamos a nos apresentar. Existiam alguns blogueiros que eu ainda não conhecia pessoalmente, foi então que percebi que o grupo era bem bacana…o papo rendeu tanto que fomos os últimos a ir embora! :-P

Um "espetinho" de carne..uma boa pedida no fim da nossa primeira noite!
Um “espetinho” de carne..uma boa pedida no fim da nossa primeira noite no restaurante Monte Alverde

Momento das palestras

No sábado de manhã bem cedo o encontro foi no salão de evento do Garden Hill Hotel & Golf. O pessoal começou a chegar por volta das 8h30 e em seguida a Cris Marques do blog Dentro do Mochilão, deu sua palestra “Caminhos alternativos para rentabilizar seu blog“. A palestra dela é bem divertida, ela é uma pessoa muito alto-astral e é quase um discurso motivacional, afinal ela incentiva a todos, o tempo todo, de como é possível ter sucesso com seus blogs! Mas claro, sempre mostrando o quanto é preciso pensar na profissionalização de seus projetos sem perder sua essência! Com certeza a galera saiu bem motivada da palestra da Cris!

Em seguida foi minha vez de palestrar, onde falei sobre “como montar uma apresentação vendedora para captar recursos para projetos de conteúdo“. O objetivo era mostrar algumas técnicas tanto de como montar uma boa apresentação, mas também como realizar um discurso presencial para apresentá-la. Tentei mostrar como é importante se preparar e como é possível montar projetos especiais para conseguir patrocínios e rentabilizar seu blog. Usei o case de uma apresentação que montei para um projeto do INTRIP, uma websérie que realizei em 2014, chamada “De Carona com Walentina“, patrocinada pela empresa internacional TOM TOM. Meu objetivo foi tentar dar inspiração e mostrar um pouco de técnica de como fazer acontecer!

Nosso kit do evento (esquerda) e o Organizador e anfitrião, Antônio Jr. do blog Retrip abrindo o evento.
Nosso kit do evento (esquerda) e o Organizador e anfitrião, Antônio Jr. do blog Retrip abrindo o evento.
Palestra da Cris Marques, blog Dentro do Mochilão (esquerda) e na sequencia eu (Fábio Lima) realizei a minha palestra para os blogueiros participantes.
Cris Marques, blog Dentro do Mochilão (esquerda) e eu (Fábio Lima) realizando palestras para os participantes.

Curtindo Tiradentes-MG

Depois das palestras, ali mesmo no restaurante do hotel, aproveitamos um delicioso almoço tipicamente mineiro! Em seguida, corremos para não perder a saída da Maria Fumaça, um tradicional trem que liga as cidades de São João Del Rei e Tiradentes em cerca de 30 minutos de um percurso muito bonito e divertido (EM BREVE, Veja aqui como foi nossa experiência nesse passeio).

Almoço típico mineiro, oferecido pelo Garden Hill Hotel & Golf
Almoço típico mineiro, oferecido pelo Garden Hill Hotel & Golf

Chegando em Tiradentes tivemos uma tarde ótima, pois com a ajuda de uma guia da Rota em Rumos, passamos por pontos históricos da cidade, como a Igreja de São Francisco de Paula, a Igreja Matriz, o Chafariz São José, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e também pela Praça central de Tiradentes. (EM BREVE, Veja aqui como foi nossa experiência nesta tarde na cidade)

A Maria Fumaça que faz o trajeto São João Del Rei - Tiradentes
A Maria Fumaça que faz o trajeto São João Del Rei – Tiradentes
Nosso grupo visitando a Igreja São Francisco de Paula - Tiradentes - MG
Nosso grupo visitando a Igreja São Francisco de Paula – Tiradentes – MG
A Dupla do Intrip (Fábio e Kamily) com a amiga Cris Marques do blog Dentro do Mochilão em fretena Igreja Matriz de Tiradentes
A Dupla do Intrip (Fábio e Kamily) com a outra palestrante do evento e amiga Cris Marques do blog Dentro do Mochilão em frente a Igreja Matriz de Tiradentes

A noite em São João Del Rei

Na volta para cidade, após um tempinho de descanso para recuperar as energias, fomos para o centro histórico fazer um tour bem diferente pela cidade, o “Lendas São Joanenses“, uma mistura de tour com teatro ao ar livre e muita história local. Com a representação feita por atores para contar as lendas da cidade, também é contada um pouco da cultura e curiosidades históricas de São João Del Rei. Bem interessante! EM BREVE, Veja aqui como foi nossa experiência nesse tour.

Atores personificando ao ar livres as "Lendas São-joanenses
Atores personificando, ao ar livre,  as “Lendas São-joanenses
A cidade em festa durante as Comemorações de Nossa Senhora da Boa Morte.
A cidade em festa durante as Comemorações de Nossa Senhora da Boa Morte

Para fechar a noite fomos confraternizar com todos os blogueiros num bar bem bacana chamado “O Bistrô“, que nesse dia teve grupo “Chora Genésio“,  que tocou ao vivo chorinho de muita qualidade! A comida estava ótima, a cerveja bem geladinha e o papo estava bem bacana, combinando muito com o ambiente bem aconchegante e descolado!

A noite de sábado foi de muito chorinho e bom papo no "O Bistrô"
A noite de sábado foi de muito chorinho e bom papo no “O Bistrô”

Domingo, último dia

Para finalizar o fim de semana, fomos de manhã até a Serra do Lenheiro para um caminhada através de uma trilha rápida que nos levou aos pés do Morro do Amola Machado, onde existem na rocha algumas pinturas rupestres de mais de 6 mil anos. Além dessa questão cultural e histórica, ainda aproveitamos um mirante natural onde dá pra curtir um visual incrível da região. EM BREVE, Veja aqui como foi nossa experiência nesse tour.

Os viajantes runidos na Serra do Lenheiro para conhecer as pintura rupestres na região
Os viajantes runidos na Serra do Lenheiro para conhecer as pintura rupestres na região
Fizemos uma pequena trilha para conhecer pinturas rupestres de mais de 6 mil anos
Os blogueiros do encontro fizeram uma pequena trilha para conhecer pinturas rupestres de mais de 6 mil anos

Depois, voltamos e tivemos uma verdadeira degustação de delícias da gastronomia local apresentadas pelo pessoal do restaurante “Dedo de moça” (EM BREVE, Veja aqui mas detalhes desse restaurante). Foi uma verdadeira delícia de finalização de evento!

Degustação de petiscos e almoço típicos da região mineira.
Degustação de petiscos e almoço típico da região mineira.

Já fui em vários eventos de encontros de blogueiros, inclusive já organizei 4 edições do Encontro de Viajantes RJ, mas não sei dizer o que aconteceu nesse encontro de São João Del Rei, foi algo mágico! Não sei se foi pelas cidades (que eu adoro), se foi por eu ter tido a boa experiência de ir com minha esposa grávida de 8 meses (e que não deixou de fazer nenhuma atividade!), se pelos ótimos serviços e hotéis que nos ofereceram ou se foi pela química de parceria com todos os participantes! O que eu sei dizer, é que foi ótimo, um dos melhores que já participei!

Os viajantes do 2º Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem reunidos no alto da Serra do Lenheiro em São João Del Rei (foto: Antonio Jr. - Retrip)
Os viajantes do 2º Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem reunidos no alto da Serra do Lenheiro em São João Del Rei (foto: Antonio Jr. – Retrip)

Parabéns ao Antônio (@retrip) pela organização e para todos os participantes! Na verdade, acredito que isso não foi um encontro de blogueiros, mas sim um encontro de amigos!

Rodapé EIBV2

 

AGRADECIMENTOS

Garden Hill Hotel & Golf
Imperial Estanhos
Rumos em Rotas
O Bistrô
Restaurante Dedo de moça
Blog Retrip


Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!
 
VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR
VEJA instagram.com/intripBR
ASSISTA: youtube.com/intripBR

Post anterior

Trilha do Morro da Urca

Próximo post

Dicas para fazer um roteiro de 4 dias em Natal-RN