Beber & ComerDicas & NewsRio (capital)Rio de Janeiro

Comida di Buteco 2015

O concurso Comida Di Buteco 2015 começou! Nesse ano acontece entre os dias 10 de abril a 10 de maio e apresentará 500 petiscos onde o tema será “Frutas“. O concurso já se tornou tradição por todo o país e esse ano acontece simultaneamente em 20 cidades. O início de tudo foi na cidade de Belo Horizonte na primeira edição em 2000, mas foi só em 2008 que começou a ter edições em outras cidades com fama de “botequeiras”, como o Rio de Janeiro, Goiânia e Salvador. Em 2013 já eram 16 cidades envolvidas e nesse ano de 2015 o concurso chega em todas as regiões do Brasil, totalizando 20 cidades.

Cerveja gelada é um dos critérios de julgamento - Comida di Buteco
Cerveja gelada é um dos critérios de julgamento – Comida di Buteco

COMO FUNCIONA O CONCURSO

O público tem 1 mês para visitar os botecos participantes e experimentarem os petiscos. Cada boteco precisa criar um tira-gosto para participar e não podem repetir nenhum concorrente, nem entre os botecos e nem nos 10 anos seguintes. Depois de degustar é só chamar o garçom e pedir sua cédula de votação. Serão quatro critérios para a análise: tira-gosto, higiene, atendimento e temperatura da bebida, afinal boteco bom além de ter petisco gostoso, tem q ter cerveja gelada e banheiro limpo! Público e júri oficial votam, mas o peso do júri e do público é de 50% cada. No final será escolhido o melhor boteco da cidade!

Boteco participante do Comida di Buteco (2014)
Boteco participante do Comida di Buteco (2014)

 

Meu voto vai para.... (foto de celular, ruim e sem flash!)
Meu voto vai para o boteco…. (foto: de celular, ruim e sem flash!)

NOSSA EXPERIÊNCIA NO “COMIDA DI BUTECO”

A primeira vez que participei foi na edição de 2008 quando fui visitar Belo Horizonte e rodei por vários botecos. Naquele ano o tema era “Jiló” e olha que mesmo sem gostar, eu provei vários petiscos com jiló e foi muito bom! Fui até desafiado por um dono de bar, que se eu não gostasse no ‘Jiló à milanesa”, não precisaria pagar a conta! Enfim, tive que ser sincero com ele e claro, paguei a conta!

Mas em 2014 participei pela primeira vez aqui no Rio, aproveitando para ir em botecos tradicionais da zona norte e do suburbio carioca com a ajuda de um especialista. O jornalista e especialista em gastronomia de boteco Juarez Becoza. Ele tem uma coluna online no jornal O Globo e organiza um tour com um roteiro de boteco chamado “Bonde do Becoza“. nós participamos desse bonde ano passado e foi muito bacana, uma experiência bem diferente vistar os botecos com esse especialista, que nos apresentou a boa gastronomia dos bares cariocas e tivemos a oportunidade de conversar com s donos de cada um para conhecer as histórias de seus respectivos estabelecimentos! Veja aqui como acontece esse “roteiro de botecos

Fazendo o reoteiro para aproveitar o Comida di Buteco
Eu e Kamily fazendo o reoteiro para aproveitar o Comida di Buteco em 2014

SAIBA MAIS

Veja o mapa de botecos participantes no (Rio de Janeiro)
Confira AQUI a programação e os mapas de outras cidades participantes

VEJA TODAS AS 20 CIDADES PARTIPANTES (2015):
Belém / Fortaleza / Poços de Caldas / Salvador / Belo Horizonte / Goiânia
Porto Alegre  / São José do Rio Preto / Brasília / Juiz de Fora / Recife
São Paulo / Campinas /Manaus /Ribeirão Preto /Uberlândia / Curitiba
Montes Claros /Rio de Janeiro /Vale do Aço
 

 
Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!

VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR
VEJA:instagram.com/intripbr

Post anterior

Curso de mergulho em Koh Tao, na Tailândia

Próximo post

Dica de hotéis exóticos na Patagônia chilena