Cachoeira dos Frades em Teresópolis (RJ)
É óbvio que por estar na região serrana do Rio de Janeiro a cidade de Teresópolis tem muitas cachoeiras, mas uma das minhas prediletas é a Cachoeira dos Frades. Ela fica no vale dos Frades, dentro do Parque Estadual dos Três Picos. Estou bastante acostumando a ir até lá pois tenho família por perto e por isso estou sempre visitando a cidade.
A cachoeira fica a cerca de uns 20 minutos do centro de Teresópolis, numa região rural e por isso de muita tranquilidade e beleza natural. Ela tem cerca de 10 metros de altura. O rio faz várias bifurcações e em volta de suas águas existem grandes pedras onde o pessoal normalmente aproveita para estender suas esteiras ou toalhas para aproveitar a tranquilidade e o clima!

O local é famoso, não só por ter a cachoeira mais bonita da região, mas também por reunir outros atrativos como locais para caminhadas e escaladas. O vale fica do lado da região de Salinas, onde há alguns anos foi gravado o seriado “Memorial de Maria Moura”, da Rede Globo. Sua beleza atrai muitas pessoas e por isso em dias de sol pode ficar bem cheio.


O volume de água dela costuma variar e em dias de cheia no rio a cachoeira fica com um volume maior, o que a deixa ainda mais bonita. Abaixo de sua queda a água se acumula e cria uma piscina natural, ótima para ser aproveitada para um bom mergulho. Quando o volume de água está menor é possível ficar bem pertinho da queda d`água, pois as rochas do paredão são como grandes degraus onde é possível ficar sentado e curtir uma “ducha natural” com as águas que caem.



COMO CHEGAR NA CACHOEIRA DOS FRADES
Depois que você sai do centro de Teresópolis é preciso pegar a rodovia RJ130, mas conhecida como TERE-FRI. Na altura do KM20, do lado direito (de quem está indo na direção Teresópolis-Friburgo) haverá a entrada para uma pequena estrada de terra batida, as vezes até pode ser que tenha uma placa avisando, mas nem sempre é certeza de na época que você for haver uma, então o melhor é contar a questão do KM20 e depois buscar informação e ficar atendo na entrada da estradinha. Depois é só seguir por cerca de 5 quilômetros até chegar na Cachoeira do Frades.


QUANDO IR
O Ideal é ir na primavera ou no verão pois as altas temperaturas são boas para um mergulho. Mas nada impede que você vá também no inverno ou no outono, pois apesar das temperaturas bem mais baixas, a cachoeira continua ótima para se admirar o visual e ainda tem o resto do vale, com trilhas e montanhas que com certeza vão gerar belas fotos!
FICA A DICA!
Fique atendo a nuvens de chuvas que possam estar se formando no alto da montanha, pois mesmo que esteja sol na cachoeira, chuvas que aconteçam lá no alto do rio podem aumentar o volume de água e formar as chamadas “trombas d`água“, quando as águas do rio aumentam repentinamente e descem com muita força arrastando tudo o que tem pela frente! Fique atendo e tome cuidado, esse fenômeno é mais comum no verão.
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR
VEJA instagram.com/intripBR