EventosnormalO que fazerRio (capital)Rio de Janeiro

Santa Teresa de portas abertas

Santa Teresa é um dos bairros mais charmosos e famosos do Rio de Janeiro, mundialmente conhecido pelos seus bondinhos amarelos (que atualmente estão temporariamente fora de circulação) e também por reunir diversos ateliês, restaurantes e artistas de rua, dando ao bairro a boa fama de boêmio e cultural!

E para reforçar essa fama, o bairro ainda conta anualmente com o festival “ARTE DE PORTAS ABERTAS“, com os melhores ateliês do bairro abertos para receber os apreciadores de arte contemporânea. O evento acontece espalhado por todo o bairro, além dos mais de 25 ateliês participantes, também acontece em lojas, galerias e nas ruas. Para completar a festa, vários restaurantes preparam programações especiais e contribuem com a boa gastronomia local para esse grande evento! (veja a dica de 5 restaurantes em Santa Teresa)

Ateliês do bairro de Santa Teresa, de portas abertas.
Ateliês do bairro de Santa Teresa, de portas abertas.

O evento, que acontece desde 1996, é gratuito e basta ter disposição para passear pelas ladeiras do bairro e visitar cada estabelecimento e espaço de arte participante. Para ajudar os visitantes, o caminho é demarcado com as tradicionais “bandeiras amarelas” identificando o trajeto e os espaços participantes. O objetivo é poder fazer com que o público se aproxime mais da arte original e de seus artistas únicos, incluindo todo tipo de modalidade de arte, como fotografia, pinturas, cerâmicas, esculturas, instalações e muito mais.

Obras de artes nos ateliês de Santa Teresa
Obras de arte nos ateliês de Santa Teresa
Lojas também participam do evento
Lojas também participam do evento
Artesanato a venda por várias lojas do bairro
Artesanato a venda em várias lojas do bairro
Artistas de rua mostram sua arte durante o evento.
Artistas de rua mostram sua arte durante o evento.
Os estabelecimentos participantes tem um banner identificador na porta.
Os estabelecimentos participantes tem um banner identificador na porta.

 

QUANDO ACONTECE?

O “Arte de Portas abertas” normalmente acontece todo ano num fim de semana do mês de agosto, mas a edição de 2014 foi adiada por conta da Copa do Mundo de futebol.

A edição 2014 será a 24ª,  acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro de 11:00 às 18:00 horas e são esperadas mais de 30.000 visitantes!
Confira aqui alguns ARTISTAS e ATELIÊS participantes

VEJA O MAPA do evento e faça download!

DICA: Pra quem é de fora do Rio, fica a dica de hospedagem. Fique no BOSSA IN RIO, um hostel boutique que fica bem perto dos melhores lugares de Santa Teresa e da Lapa.

Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!

VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR
VEJA instagram.com/intripBR

Post anterior

EP#2 - DeCarona - Walentina em Curitiba

Próximo post

As trilhas mais perigosas do mundo!