DestinosO que fazerPraia do RosaSanta Catarina

Praia do Rosa em Imbituba, Santa Catarina! Paraíso no verão e no inverno!

A Praia do Rosa em Imbituba, faz parte do litoral catarinense  que é muito famoso e bem procurado por viajantes em sua alta temporada. No verão, cidades como Florianópolis, Balneário de Camboriú e Bombinhas ficam lotadas de turistas de toda parte do Brasil e do mundo. Mas e no inverno? Como será que as praias catarinenses ficam e quais os atrativos que oferecem?

Fomos conhecer a cidade de Imbituba, mas especificamente a região da Praia do Rosa, uma antiga vila de pescadores que cresceu e hoje oferece atrações tanto no verão, quanto no inverno. É um verdadeiro paraíso com praias lindas, belezas naturais e povo local simpático e hospitaleiro.

Praia Do Rosa (foto: Fábio Lima)
Praia Do Rosa (foto: Fábio Lima)

No VERÃO, realmente o local vira um ponto de encontro da galera que procura um agito, pois as ruas, as pousadas e os restaurantes ficam lotados com gente de todo canto do país! É muito fácil encontrar o que fazer por lá, o clima fica bem bacana, mas programe-se e faça sua reserva nas pousadas o quanto antes!

Mas no INVERNO, o local também tem seus encantos! Eu, particularmente até gostei mais, pois a tranquilidade é total por lá! A ideia de ir durante a estação mais fria do ano, tem que ser para curtir dias de paz e descanso. As praias ficam desertas e apenas os surfistas se aventuram a entrar na água por conta do frio. Mas em compensação o visual é incrível, é uma viagem de contemplação, ótima por exemplo pra quem curte fazer fotografias, pois as paisagens estarão quase desertas, só a natureza estará presente em suas fotos! O clima é bem louco, parece que você está num local de serra, mas ao mesmo tempo tem aquele climão gostoso de informalidade de uma região praiana! Enfim, é bom demais!

Canto sul da Praia do Rosa (foto: Fábio Lima)
Canto sul da Praia do Rosa (foto: Fábio Lima)

BALEIAS FRANCAS, a atração do inverno!

No inverno a maior atração para quem visita a região é a observação das baleias francas. Imbituba é uma Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, já que as baleias usam (entre Agosto e Novembro) a região como sua mais importante área de reprodução em águas brasileiras. Existiam alguns passeios de barcos para observação bem pertinho das baleias, mas desde 2012 o Instituto Sea Shepherd – Guardiões dos Maresentrou com um pedido na justiça federal para impedir esse tipo de prática, pois segundo eles essa modalidade de turismo em alto-mar interfere diretamente no comportamento dos animais! (Ainda existe um estudo sendo feito para que haja um pedido de liberação pela APA da Baleia Franca, mas isso ainda pode levar um tempo. – Fonte: Diário Catarinense)

Mas tudo bem, relaxa, é possível observar as baleias mesmo sem ser de dentro da água, afinal ninguém vai querer atrapalhar o momento de amamentação dos filhotes de baleia, já que as enseadas da região também se transformam em verdadeiros berçários dessa espécie. A costa das cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba proporcionam ótimos pontos para a observação, basta realizar pequenas caminhadas por trilhas que atravessam dunas, restingas ou costões, levando você para pontos estratégicos do litoral, podendo te deixar a cerca de apenas 30 metros das baleias, mesmo estando em terra firme! Com certeza essa é a maior atração no inverno!

foto: reprodução/internet
foto: reprodução/internet

AS PRAIAS

Imbituba reúne praias fantásticas, que são famosas por oferecerem essas atividades no verão e no inverno. Mas todas as praias tem suas particularidades e principalmente muita beleza natural para os amantes da natureza curtirem! Abaixo listamos as principais praias locais que visitamos!

PRAIA DO ROSA
A Praia do Rosa é praticamente uma região a parte, tem infraestrutura, pousadas, um centrinho que fica bem movimentado no verão e uma atmosfera ótima, é um lugar mágico! Pra mim, é praticamente uma cidade, que se originou de uma antiga vila de pescadores, mas que faz parte da cidade de Imbituba.

A praia em si, tem cerca de 3 km de extensão e é dividida em “Rosa Norte” e “Rosa Sul“. A origem de seu nome é por conta do acesso a praia na época, que era feito através da propriedade particular do “Seu” Rosa e de sua família, então os surfistas e turistas que “descobriram” a praia nos anos 70, sempre diziam, “Vamos na praia dos Rosa…“.

CANTO NORTE DO ROSA é mais conhecido por suas boas ondas e bem frequentadas por surfistas, não tem muita estrutura para banhistas ou turistas comuns e por isso mesmo ela atrai quem está ali apenas para curtir o visual ou para pegar boas ondas! Aliás, a região é famosa também por ser sede do circuito mundial de Surf (WCT).

Galera aproveita para pegar altas ondas no canto norte do Rosa! (foto: Fábio Lima)
Galera aproveita para pegar altas ondas no canto norte do Rosa! (foto: Fábio Lima)

A PRAIA DO OUVIDOR é uma obra de arte ao ar livre, tem areias bem duras (é possível até andar de carro nela sem o perigo de atolar) e tem uma costa com pedras e uma vegetação que criam um visual incrível. Prepare sua máquina, rola altas fotos por lá!!!

Praia do Ouvidor (foto: Fábio Lima)
Praia do Ouvidor (foto: Fábio Lima)
Costa com pedras ao lado da Praia do ouvidor (foto: Fábio Lima)
Costa com pedras ao lado da Praia do ouvidor (foto: Fábio Lima)
Praia do Ouvifor (foto: Eriberto Almeida Jr.)
Praia do Ouvidor (foto: Eriberto Almeida Jr.)
Casebre de pescador, Praia do ouvidor (foto: Eriberto Almeida Jr.)
Casebre de pescador, Praia do ouvidor (foto: Eriberto Almeida Jr.)

PRAIA DO PORTO NOVO (Portinho) fica no canto sul da Praia do Rosa e é um lugar de beleza única. No final de uma estrada de barro ficam alguns casebres de madeira que servem para guardar os barcos dos pescadores locais, mas que criam uma composição fantástica para quem curte fotos, ou seja, sua máquina tem que estar preparada, com espaço no cartão de memória e bateria carregada, por que você vai pirar com o visual! Se der sorte, entre agosto e novembro é um dos ótimos pontos para ver as baleias francas.

Praia do Porto Novo (foto: Fábio Lima)
Praia do Porto Novo (foto: Fábio Lima)
Praia do Porto novo (foto: Eriberto Almeida Jr.)
Praia do Porto novo (foto: Eriberto Almeida Jr.)
A noite da praia do Porto Novo (foto: Eriberto Almeida Jr)
A noite da praia do Porto Novo (foto: Eriberto Almeida Jr)

As praias da FERRUGEM e da BARRA, são mais duas praias de impressionar. Na verdade, elas praticamente são uma praia só, divididas apenas por uma estreita faixa de areia, que em momentos de maré alta some, então cuidado para não ficar “preso” com o carro entre uma praia e outra!

Praia da Ferrugem (foto: Eriberto Almeida Jr)
Praia da Ferrugem (foto: Eriberto Almeida Jr)
Praia da Ferrugem (foto: Fábio Lima)
Praia da Ferrugem (foto: Fábio Lima)
Praia da Barra (foto: Eriberto Almeida Jr)
Praia da Barra (foto: Eriberto Almeida Jr)
Praia da Barra (foto: Eriberto Almeida Jr)
Praia da Barra com faixa de areia que a liga à Praia da Ferrugem (foto: Eriberto Almeida Jr)

E pra finalizar, conhecemos a PRAIA DO LUZ, mais uma praia com um visual incrível de areias bem branquinhas e que fica do lado da BARRA DE IBIRAQUERA, um pedaço da praia que forma uma enseada e que tem ligação com a LAGOA DE IBIRAQUERA. A Lagoa é um lugar encantador e tem uns pontos bem estratégicos para galera da fotografia conseguir várias imagens legais. Ela é famosa também pela pesca de camarão Rosa em suas águas.

Praia do Luz (foto: Eriberto Almeida Jr.)
Praia do Luz (foto: Eriberto Almeida Jr.)
Lagoa de Ibiraquera (foto: Fábio Lima)
Lagoa de Ibiraquera (foto: Fábio Lima)
Lagoa de Ibiraquera (foto Eriberto Almeida Jr)
Lagoa de Ibiraquera (foto Eriberto Almeida Jr)
Cantinho dos pescadores na Lagoa do Ibiraquera (foto: Eriberto Almeida Jr)
Cantinho dos pescadores na Lagoa do Ibiraquera (foto: Eriberto Almeida Jr)
Barra de Ibiraquera (foto: Fábio Lima)
Barra de Ibiraquera (foto: Fábio Lima)

COMO CHEGAR NA PRAIA DO ROSA

Que tal programar no seu GPS ou consultar o Google Maps?
Ah ok, brincadeira, a gente te dá umas dicas….rs

Existem dois acessos para a chegar na Praia do Rosa, que fica à cerca de 90km de Florianópolis. Para quem vem de Florianópolis pela BR-101, o primeiro acesso (e foi o que nós usamos) é pelo Trevo de Garopaba, no Km 274. Deixando o trevo em direção à Garopaba, você terá duas opções para chegar ao Rosa: a primeira é dobrando a direita em um Posto de gasolina Repsol (1 km do trevo) e depois vai passar pela Lagoa.  O segundo acesso é seguindo mais 4 km em direção à Garopaba e virando à direita ao lado da Pet House, na localidade de Campo D’Una. Daí é só seguir pela estrada por mais 3 km, até a Praia do Rosa.

Nota: Estivemos por lá durante as gravações da websérie “De Carona com Walentina

 
Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz! 
 
VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR
VEJA instagram.com/intripBR

 

Post anterior

Ep#4 - DeCarona - Walentina conhecendo lugares e fazendo amigos em Garopaba

Próximo post

Ep#5 - De Carona - Nas praias do Rosa