Café no centro do Rio! Escolha o preço!
É isso mesmo! Já pensou tomar um café fresquinho e depois você mesmo decidir o quanto vale? Uma cafeteria bem diferente que fica no centro do Rio de Janeiro, a CURTO CAFÉ, tem essa proposta, no mínimo inusitada. O preço do café é o que menos importa para eles, lá quem define o valor é o cliente, o importante é se sentir bem no espaço para interagir com os frequentadores e apreciar o café oferecido.

O lugar está longe de ser um espaço requintado, pelo contrário, parece até um espaço improvisado na sobreloja do Terminal Menezes Côrtes no centro da cidade carioca. Não é uma loja fechada, funciona como um quiosque, mas posso garantir que o espaço é bem aconchegante.
Tudo é mantido por 4 sócios, aliás a palavra “dono” não faz parte do vocabulário deles, pois acreditam que ali é um espaço livre e que todos são responsáveis pela sua manutenção, inclusive os clientes. É com esse pensamento que eles montaram o modelo de negócio da cafeteria, pois a regra é bem simples. Eles mantém um quadro negro na parede com todos os gastos mensais do negócio, com os custos de cada chícara de café e vão atualizando um “contador” da meta do mês para poderem fechar no azul. Desta forma, o cliente sabe quanto custa cada café e paga pelo que acha justo, sabendo o quanto é necessário para ajudar a cafeteria não fechar o mês no prejuízo.


Bom, o principal dali é o café, claro! E ele é muito bom, servido decorado com desenhos feitos na “espuma” e ainda pode ser customizado na hora de servir, basta você avisar como gosta do seu café, se é mais quente, mais frio, mais forte, mais fraco etc…Ali, literalmente o cliente é quem manda!

Nem a água é vendida, quando eu fui pedir uma garrafa de água, literalmente recebi uma garrafa de vidro com água (parece a garrafa que temos em casa na geladeira) e eu pude me servir a vontade. Além disso, a cafeteria ainda mantém parceria, de pessoas que vendem doces. O esquema é o mesmo, uma cestinha fica na mesa com as guloseimas, uma plaquinha com o custo de cada unidade e um lugar para você deixar o valor que acha justo.


Na hora de pagar o café, você vai no caixa, deposita seu dinheiro num “aquário” de vidro (onde fica o dinheiro) e se quiser pode você mesmo pegar o “troco”! Mas não custa dar uma olhadinha no quadro negro e pagar o justo para ajudar o pessoal a não fechar no vermelho!
ONDE FICA!
Rua Sao Jose 35, Sobreloja Quiosque 47 (Terminal Menezes Cortes) – CENTRO, Rio de Janeiro
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR
VEJA instagram.com/intripBR