Beber & ComerDestinosDicas & NewsRio (capital)Rio de JaneiroSem categoria

Café no centro do Rio! Escolha o preço!

É isso mesmo! Já pensou tomar um café fresquinho e depois você mesmo decidir o quanto vale?  Uma cafeteria bem diferente que fica no centro do Rio de Janeiro, a CURTO CAFÉ, tem essa proposta, no mínimo inusitada. O preço do café é o que menos importa para eles, lá quem define o valor é o cliente, o importante é se sentir bem no espaço para interagir com os frequentadores e apreciar o café oferecido.

O café da Cafeteria CURTO CAFÉ e feito com todo capricho!
O café da Cafeteria CURTO CAFÉ e feito com todo capricho!

O lugar está longe de ser um espaço requintado, pelo contrário, parece até um espaço improvisado na sobreloja do Terminal Menezes Côrtes no centro da cidade carioca. Não é uma loja fechada, funciona como um quiosque, mas posso garantir que o espaço é bem aconchegante.

Tudo é mantido por 4 sócios, aliás a palavra “dono” não faz parte do vocabulário deles, pois acreditam que ali é um espaço livre e que todos são responsáveis pela sua manutenção, inclusive os clientes. É com esse pensamento que eles montaram o modelo de negócio da cafeteria, pois a regra é bem simples. Eles mantém um quadro negro na parede com todos os gastos mensais do negócio, com os custos de cada chícara de café e vão atualizando um “contador” da meta do mês para poderem fechar no azul. Desta forma, o cliente sabe quanto custa cada café e paga pelo que acha justo, sabendo o quanto é necessário para ajudar a cafeteria não fechar o mês no prejuízo.

Ambiente simples, mas bem aconchegante do "quiosque" da Curto Café.
Ambiente simples, mas bem aconchegante do “quiosque” da Curto Café.
O quadro que mostra os custos da cafeteria e de cada chícara de café.
O quadro que mostra os custos da cafeteria e de cada chícara de café.

Bom, o principal dali é o café, claro! E ele é muito bom, servido decorado com desenhos feitos na “espuma” e ainda pode ser customizado na hora de servir, basta você avisar como gosta do seu café, se é mais quente, mais frio, mais forte, mais fraco etc…Ali, literalmente o cliente é quem manda!

Café decorado na hora de servir...
Café decorado na hora de servir…

Nem a água é vendida, quando eu fui pedir uma garrafa de água, literalmente recebi uma garrafa de vidro com água (parece a garrafa que temos em casa na geladeira) e eu pude me servir a vontade. Além disso, a cafeteria ainda mantém parceria, de pessoas que vendem doces. O esquema é o mesmo, uma cestinha fica na mesa com as guloseimas, uma plaquinha com o custo de cada unidade e um lugar para você deixar o valor que acha justo.

Alguns extras, como doces ou bolinhos, são vendidos no mesmo sistema de "pague o justo"
Alguns extras, como doces ou bolinhos, são vendidos no mesmo sistema de “pague o justo”
A água é gratuita, é igual pedir água na casa de um amigo!
A água é gratuita, é igual pedir água na casa de um amigo!

Na hora de pagar o café, você vai no caixa, deposita seu dinheiro num “aquário” de vidro (onde fica o dinheiro) e se quiser pode você mesmo pegar o “troco”! Mas não custa dar uma olhadinha no quadro negro e pagar o justo para ajudar o pessoal a não fechar no vermelho!


ONDE FICA!
Rua Sao Jose 35, Sobreloja Quiosque 47 (Terminal Menezes Cortes) – CENTRO, Rio de Janeiro

 
Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz! 
 
VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR
VEJA instagram.com/intripBR
Post anterior

Drops #6 - O que achamos de viajar com a Walentina

Próximo post

EP#1 - DeCarona - Quem é Walentina?