Dicas & NewsEventosnormalRio (capital)Rio de Janeiro

Copa do mundo, minha experiência!

Depois de ouvirmos durante muito tempo o “imagina na Copa...”, enfim paramos de imaginar e realmente vivemos a Copa do Mundo do Brasil! Ok, muito se discutiu sobre os abusos em torno da Copa, superfaturamento de estádios, o “legado” que deveria ser deixado para o país,  as suspeitas de  corrupção e tudo o que sabemos que aconteceu de errado, mas a verdade é que gostamos de Futebol e a Copa aconteceu! Concordo que muita coisa precisa ser cobrada e corrigida, mas isso precisa ser feito independente da Copa!

Mas nesse post não quero debater, levantar qualquer bandeira política ou falar sobre acertos e erros da organização da Copa (ok, talvez daremos algumas cornetadas na organização!), mas quero falar da minha experiência como um admirador do velho esporte bretão, de ter vivido a emoção de assistir um jogo de Copa do Mundo!

Copa14_intrip_19Maracanã, estádio da Final da Copa do Mundo 2014

Tudo começa há alguns meses antes do início do Mundial quando a FIFA abre os primeiros ingressos por sorteio, e eu achei que os ingressos seriam caros (na verdade, eram mesmo!) e não valeria a pena investir para ver uma Copa recheada de polêmicas e que não dava pinta que seria a melhor das Copas, além das previsões do risco de acontecer protestos e violência perto dos estádios! Pois é, assim como muitos, não comprei ingresso!

Mas ai a Copa começou, os jogos estavam emocionantes, as torcidas do mundo todo dando um show nos estádios e milhões de amigos postando seus selfies em vários estádios pelo Brasil! Aí eu percebi que estava no quintal da Copa, sim, literalmente no quintal da Copa, pois eu moro bem perto do estádio do Maracanã, a ponto de ouvir a torcida gritar “Gol”!

Copa14_intrip_16Maracanã no dia do jogo Argentina X Bósnia

Copa14_intrip_18Fui conferir o clima em volta do Maracanã no dia de Argentina x Bósnia

Mesmo sem ingresso, não resisti e fui dar uma volta no estádio antes do jogo Argentina X Bósnia, fui ver o clima de uma Copa em volta do estádio que eu estou acostumado ir para assistir os jogos do meu time (Ahh…antes que me perguntem, sim, eu sou Mengão!). O Clima é bem bacana e vi gente do mundo todo correndo pra entrar no “nosso” Maraca! Muito legal! Ahh e ao voltar pra casa, ainda deu tempo de ouvir os Hermanos gritando pelo primeiro gol da seleção deles!

Pronto, isso não dá..os hermanos no meu quintal gritando gol no “meu” estádio?! Ahh eu tenho que ir ver essa tal de Copa do Mundo! Eu tenho que gritar pelo meu time..ok, que droga, o Mengão não pode jogar a Copa, mas eu quero gritar Gol do Neymar, de algum jogador bom ou até do ConeFred (que é do time rival aqui no Rio, o Fluminense), mas na hora vai ser tudo Brasil!!!

Copa14_intrip_17Maracanã no dia de Argentina X Bósnia

Mas aí lembrei que pra ver o Brasil no Maraca só na Final, certamente eu teria dificuldades para conseguir ingresso (e mais dificuldades ainda de ver o Brasil na final), então como não poderia gritar gol pela minha seleção, já estava topando gritar por qualquer outra. Mas para minha sorte a França ia jogar aqui, sim eu também gosto de torcer para o futebol francês, por isso resolvi comprar ingresso pra ver França X Equador. Não foi fácil, fiquei dias entrando no site da FIFA em horários inusitados, abrindo várias abas no navegador para atualizar mais rápido o site e tentar ver se abria disponibilidade, resultado…não consegui!

Já estava quase desistindo e tentando me conformar que não conseguiria gritar Gol na Copa dentro do Maraca! Foi ai que então um dia antes do jogo um velho amigo me ligou e disse que lembrou que eu gostava de torcer pela França e disse  que estava repassando o ingresso de um outro amigo que não poderia ir, e o melhor, pelo mesmo valor do site da FIFA! Uhu…Eu vou pra Copa no Maraca!!!

Copa14_intrip_15Torcida chegando para ver França X Equador

Como moro perto, não tive problemas, fui caminhando e em 5 minutos cheguei no estádio, mas antes passamos por 3 barreiras de policiais que cobravam nossos ingressos, ou seja, dali em diante só com ingressos na mão para seguir! Chegamos cerca de 45 minutos antes do horário e entramos facilmente. A única coisa ruim é que o suporte na minha câmera GoPro não pôde entrar e tive que deixar com um segurança para pegar na saída (achei que nunca mais iria rever o acessório da minha câmera). Mas enfim…vamos pro jogo!

Copa14_intrip_14Controle rigoroso na entrada, quase fiquei sem um acessório da GoPro

Copa14_intrip_13Dentro do Maraca para ver França X Equador

Copa14_intrip_10Seleções no aquecimento e já no clima de Copa na arquibancada!

Eu já tinha visto o Novo Maracanã por dentro em um jogo que fui com minha esposa na Copa das Confederações de 2013, mas confesso que sinto saudade do “velho Maraca”, enfim, mas agora o clima é de Copa e até que o “novo” estádio se adapta bem! Foi muito fácil encontrar meu assento! Torcida misturada, eu (um brasileiro “disfarçado”de francês) com a camisa da seleção deles como se fosse um verdadeiro “LeBleu”, do meu lado um equatoriano sozinho com sua bandeira nos ombros e do meu outro lado um senhor brasileiro que estava ali com pinta de não torcer pra ninguém, apenas pelo bom futebol!

Copa14_intrip_09Hora do hino!

Copa14_intrip_02Vai começar o jogo!!! Emoção de ver uma partida de Copa!

O jogo começou e eu estava perto da torcida francesa, fiquei surpreso em ver como eles torcem e gritam tanto pelo time deles (pensei que eles fossem mais estilo europeus frios), acredito que até mais do que nós fazemos pela nossa seleção, por isso pensei logo que seria bom ter muitos fanáticos por perto na hora de gritar “Gol”! E confesso, que estava louco para poder dar uma “zuada” pacificamente no amigo equatoriano que estava no meu lado, afinal estamos acostumados a dar aquela boa alfinetada nos adversários quando torcemos para clubes!

Copa14_intrip_03Torcida do mundo todo junta no jogo da Copa! E os franceses gritam o tempo todo!

Copa14_intrip_04Seleções prontas para o início do jogo!

Copa14_intrip_11Telão com ótima definição apresentava todas as informações

Fim do primeiro tempo e o jogo estava meio morno e nada de gols, eu já estava agoniado e parecia até que era o Flamengo ou o Brasil jogando, estava torcendo muito pelo time francês, afinal eu queria ver gol pô! Normalmente no intervalo do jogo eu costumo não sair para não perder o lugar, até por que eu estava sozinho e não teria ninguém para guarda-lo. Caramba, mas é jogo de Copa, é “padrão Fifa”, tem o número do lugar no meu ingresso e acho que ele vai tá aqui vago quando eu voltar.

Arrisquei e fui dar uma volta nos corredores, muita gente circulando, conversando e principalmente encarando grandes filas nos banheiros e nas lanchonetes. O valor das bebidas eram caros, pelo menos eu achei que pagar R$13,00 num copo de cerveja ou R$8,00 em um refrigerante era um pouco de mais! Mas se estádio foi superfaturado, imagina no copo?! (ok essa piada não foi boa!)

Voltei para meu lugar e ele estava lá, vago! Nossa como é diferente isso, voltar do intervalo sem precisar se preocupar com meu lugar. O jogo reiniciou, o “meu time” (a França) voltou melhor e teve várias chances de gol,  arrancando vários gritos de “Huuuuuu” da torcida, o que pra quem tá acostumado a ver jogo, sabe que isso quer dizer “quaaaase gol!”.

Copa14_intrip_07A mulherada sofreu mais com as filas dos banheiros no intervalo

Copa14_intrip_08Filas nos bares e bebidas com preços salgados!

O jogo foi animado no segundo tempo, vi a torcida gritar muito, vibrei com aquela atmosfera de Copa, mas apesar do bom jogo no segundo tempo o meu tão esperado grito de Gol não saiu, o jogo terminou 0 x 0. Mas ok, eu estava feliz, vi um jogo de Copa, um jogo de uma seleção que eu também gosto de torcer, vi o clima de vários torcedores de diferentes nacionalidades e posso dizer que fui pra Copa! Ahh e aquele “amigo” equatoriano não saiu muito feliz, afinal o Equador não se classificou, mas resolvi não “zoar”…afinal….Ué?! Afinal por que mesmo eu resolvi não “zoar”?! Ah isso é futebol, deveria ter zuado né?!rs

Copa14_intrip_06Jogo com mais emoção no segundo tempo

Copa14_intrip_01Fim de jogo, 0x0 e não teve grito de GOL! Mas teve “Huuuuu..quase!”

A saída do estádio foi bem tranquila, inclusive foi muito fácil encontrar o segurança que estava com o suporte da minha câmera (ufa, eu consegui pegar o acessório da câmera de volta!). Para quem dizia  “Não vai ter Copa“, acho que se surpreendeu como tudo aconteceu bem organizado (ok, algumas falhas operacionais mínimas e alguns abusos de preços), mas do ponto de vista de evento esportivo a Copa realmente foi um sucesso!

Copa14_intrip_21Saída bem tranquila do estádio

No fim, foi triste ver o Brasil cair feio nos degraus finais na caminhada pelo Hexa, mas foi ótimo ver os “Hermanos” argentinos se sentirem quase campeões aqui no Brasil e perderem no finalzinho! Ufa..ainda bem, por que aqui no Maraca não Hermanos! Isso aqui é Spartaaa..ops..Brasiiiil!!!! E parabéns para Alemanha, que realmente veio com um bom time e provou que futebol é um esporte coletivo, não apenas da dependência de um jogador e sim da técnica e o planejamento bem implementado de todo o conjunto!

Copa14_intrip_05Eu “disfarçado”de francês para poder curtir um jogo da Copa!

Copa14_intrip_23Fim da Copa 2014, o Maraca volta para a sua rotina!

Agora, não podemos esquecer de tudo de errado feito antes da realização do mundial, das obras inacabadas, dos estádios superfaturados, das suspeitas de  corrupção, enfim, de tudo que ficou mal explicado na organização da Copa no Mundo do Brasil! Eu disse que não ia entrar nesse mérito aqui nesse post, mas não custa lembrar que daqui pra frente é hora de pensar nisso e não deixar que a emoção e paixão pelo futebol interfira na responsabilidade que temos em cobrar nossas autoridades  e políticos a respeito disso! E que a paixão em torcer por um time de futebol vestido de Brasil, não se confunda com a responsabilidade que temos em cobrar pra ter um país melhor, por que país melhor não é o que vence um emocionante jogo de futebol, mas sim aquele que dá condições de vida para sua população poder comemorar todos os dias!

Enfim… mas como apreciador do esporte posso dizer:  “Eu fui na Copa das Copas!”
To feliz por ter curtido essa festa do Futebol de perto! Russia 2018 tô ai!!!

 
banner_020512_SuaViagem

 

Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!

VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGA twitter.com/intripBR
INSTAGRAM instagram.com/intripBR

Post anterior

Experiência em um Navio Pirata

Próximo post

AirBnb, com novo logo "obsceno"?