Beber & ComerCearáGuaramiranganormalO que fazer

Serra de Guaramiranga (CE)

Quem pensa que as únicas atrações naturais do Ceará são suas belas praias é por que ainda não conhece o interior do estado. Nós fomos conhecer essa região que é totalmente antagônica com a imagem de sol e calor que estamos acostumados ver no nordeste. Acreditem se quiser, mas na serra de Guramiranga as temperaturas médias durante o ano todo ficam em torno de 14Cº e 25Cº, com cachoeiras incríveis e alguns períodos de volume de chuva bem acima do normal para a região.

guaramiranga_serraCE_intrip_8
Vista do Alto da serra de Guaramiranga-CE

A cidade de Guaramiranga é uma pequena cidade com cerca de 5.000 habitantes e fica na região do Maciço de Baturité, a cerca de 100km da capital Fortaleza. A serra de Guaramiranga faz parte de uma área de Proteção Ambiental (APA), o único lugar onde é possível encontrar Mata Atlântica no estado do Ceará. Na verdade, a fauna e a flora são uma atração a parte, a região é conhecida pelo cultivo de flores, favorecido pelo clima frio e úmido, o que gera dois apelidos para a cidade, o de “Cidade das Flores” e “Suiça cearense”.

Existem vários atrativos naturais por lá, entre eles estão as várias cachoeiras (destaque para as Cachoeiras de São Paulo, do Urubu e da Veada) e o Pico Alto, um dos maiores pontos do Ceará, com cerca de 1.115 m de altitude, onde lá de cima é possível ter a vista da serra, das dunas do litoral cearense e do sertão. E para quem curte algo mais radical, o Parque das Trilhas é um parque com atividades de ecoturismo e aventura que fica próximo ao centro da cidade, localizado no Sítio Guaramiranga.

guaramiranga_serraCE_intrip_1As fortes chuvas desse dia deixaram as águas barrentas, mas o lugar é lindo!

guaramiranga_serraCE_intrip_2Cachoeira dentro do “Recando das Cachoeiras”

guaramiranga_serraCE_intrip_3Centro comercial de Guaramiranga

guaramiranga_serraCE_intrip_5Praça do Teatro Rachel de Queiroz

FESTIVAIS

Guaramiranga é uma cidade de veraneio, durante a semana existe pouco movimento, mas durante finais de semana e feriados a população local pode triplicar. Existem os tradicionais festivais que também atraem um grande público de forma sazonal para a cidade. Acontece por lá os Festivais Nordestino de Teatro; de Vinho; e o Festival Letras, Flores e Vinhos. Mas é o Festival de Jazz e Blues, a atração mais concorrida da cidade, que chega a atrair cerca de 15 mil pessoas. Esse festival acontece sempre durante o Carnaval e é uma ótima opção para quem quer fugir da folia, sempre com ótimos shows de artistas consagrados do Brasil e do exterior, o evento já trouxe nomes de peso como Toots Thielemans e Stanley Jordan. Mas fica a dica, reserve com antecedência sua hospedagem e seus ingressos, por que a procura é grande e a oferta é pequena!

jazz_guaramirangaFestival de Jazz&Blues de Guaramiranga (Foto: André Teixeira/G1)

ONDE COMER?

No “centrinho” da cidade tem algumas opções de restaurantes, onde você pode optar por comer à kilo ou a la carte. Uma boa pedida é o restaurante La Taberna food e drink, dificil vai ser escolher o melhor prato…mas a dica é pedir um Carneiro Ao forno, Galinha caipira, Feijão de Corda, Carne de Sol com baião ou um Filet de Peixe a moda do Chef! Todos os pratos servem muito bem 2 pessoas e custam entre R$ 42,00 a R$80,00.

guaramiranga_serraCE_intrip_6Restaurante La Taberna Food e Drinks

guaramiranga_serraCE_intrip_4Feijão de Corda

guaramiranga_serraCE_intrip_9Pirão e Galinha caipira

ONDE FICAR?

Seja para curtir um final de semana ou para se divertir em um desses festivais, é bom procurar alguma pousada com antecedência e realizar sua reserva. Um dos mais famosos é o Hotel Parque das Cachoeiras (tel: (85) 3302.1416/8617.4888/9933.3832), existe também uma pousada simples, mas bem do lado de uma ótima cachoeira, é o Recanto das Cachoeiras (Tel.: (85) 9659.6222). Veja outros hotéis e pousadas AQUI!

COMO CHEGAR?

A cidade está localizada no Norte do Estado a uma altitude de 865 metros. Para chegar lá existem 2 vias de acesso desde Fortaleza, pela CE 060, passando pelas cidades de Pacatuba, Guaiuba, Acarape, Redenção, Aracoiaba e Baturité até chegar lá (distância total de 110 km) e pela CE 065 passando pelas cidades de Maranguape, Palmácia, Pacoti até chegar em Guaramiranga (distância total de 92km). A viagem de carro dura em torno de 1h30min.

guaramiranga_serraCE_intrip_7No caminho pra Guaramiranga

CIDADES PRÓXIMAS!

Antes de chegarmos em Guaramiranga passamos por algumas cidades do interior cearense. Na cidade de Guaiuba, onde está o Hotel Fazenda Vale do Joá, em Pacatuba que realiza a tradicional encenação da Paixão de Cristo, além de atrair amantes da natureza por conta de sua serra com trilhas, com o Parque das Andreias que tem piscinas naturais e belas cachoeiras, além de ter ótimos ventos para prática de Vôo de Parapente. Outra cidade bem conhecida por lá é Maraguape, terra natal do humorista Chico Anysio e que tem como uma das suas principais atrações o complexo turístico IPark, um parque temático com várias atividades de lazer e aventura e o museu da cachaça, que foi montado onde foi a primeira sede de produção da cachaçaria Ypióca.

guaramiranga_serraCE_intrip_010Entrada do Ipark (Museu da Cachaça)

guaramiranga_serraCE_intrip_intagram2jpg
Boiadeiros na estrada

guaramiranga_serraCE_intrip_intagram1
Praça de Pacatuba-CE

banner_020512_SuaViagem

 

Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!

VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR

Post anterior

PUBs no Rio de Janeiro

Próximo post

[VIDEO] Surf em Pipeline