Beber & ComerDestinosRio (capital)Rio de Janeiro

5 dicas de onde comer em Santa Teresa

5 dicas de onde comer em Santa Teresa – Santa Teresa, no Rio de Janeiro, é um dos bairros mais charmosos e bonitos da cidade, com seus casarões antigos e seu clima bucólico, o bairro ficou famoso principalmente por conta do seu tradicional bondinho. Mas o pólo gastronômico de lá também é um dos grandes atrativos e principalmente nos fins de semana, recebe cada vez mais pessoas para almoçar ou simplesmente “petiscar” algo acompanhado de uma boa bebida. É um ótimo clima para bater papo com os amigos!

A variedade da gastronomia é enorme, encontra-se de tudo um pouco, restaurantes que oferecem frutos do mar, feijoada, petiscos tipicamente dos tempos da malandragem carioca e até um restaurante alemão com um jeitinho bem brasileiro, que oferece uma “feijoada branca”. Nós separamos 5 dicas de alguns bons restaurantes para você curtir e se deliciar num passeio por lá!

Restaurantes em Santa Teresa (RJ)
Restaurantes em Santa Teresa (RJ)

Vamos conferir a nossa listinha de 5 bares e restaurantes, que com certeza vão te proporcionar  uma experiência gastronômica incrível no bairro de Santa Teresa!

1 – BAR DO MINEIRO

O Bar é um dos mais tradicionais de Santa Teresa, muito procurado por conta de seus petiscos e o clima boêmio com as paredes revestidas de azulejos antigos, bem ao estilo “boteco da malandragem”! O bar fica lotado principalmente nos fins de semana, mas a galera que fica na porta esperando uma mesa já pode ser atendida e beber uma cerveja gelada com petiscos antes mesmo de conseguir entrar. O forte de lá é a famosa “Feijoada do Mineiro”, mas há também outras opções como carne-seca com abóbora, Feijão tropeiro com pernil e diversos petiscos, como os pastéis de feijão e de galinha de cabidela e o tradicional bolinho de feijoada. Para beber, além das cervejas de garrafa sempre geladas, tem mais de 20 marcas de cachaça. E ainda tem as sobremesas caseiras, como Romeu e Julieta e o doce de leite com queijo.

Serviço:

Rua Paschoal Carlos Magno, 99 – Santa Teresa
(21) 2221-9227
Terça a Sábado 11h às 01h / Domingo 11h às 00h
http://bardomineiro.net/index.html

 


Bar_SantaTeresa_intrip_14Bolinho de feijoada

 



Bar_SantaTeresa_intrip_12Decoração típica de boteco no Bar do Mineiro

 


Bar_SantaTeresa_intrip_13Pernil com feijão tropeiro

 

2 – SANTA ARTE
Um pequeno restaurante muito aconchegante por conta de sua decoração rústica. O chef é também o proprietário ( Roberto Garcia), que dá toques bem pessoas em seus pratos. O valor é um pouco mais salgado para uma refeição, pois existe uma variedade de pratos mais refinados. A feijoada especial (com carnes nobres) e a Moqueca são os principais pedidos por lá, mas o cardápio tem outras boas pedidas, como o Sanduíche vegetariano e o contra-filet com arroz de brócolis. Nos fins de semana o restaurante ainda oferece atrações de música ao vivo com apresentações de artistas locais. MAIS FIQUE ATENTO, pois em dias que o movimento está grande, as vezes eles se enrolam um pouco no atendimento, já tivemos por lá em uma ocasião que depois de 2 pratos chegarem em nossa mesa, o terceiro pedido foi esquecido e ai quando reclamamos , então eles pediram desculpas e disseram que levaria mais 1 hora pra fazer o novo pedido…ou seja, seriam mais 2 horas esperando. Enfim, cancelamos o pedido! Naquele dia excepcionalmente a experiência não foi muito boa pra gente!

 

Serviço:
Rua Pascoal Carlos Magno, 103 B – Santa Teresa, Rio de Janeiro
Seg a Dom, Feriado e Véspera de Feriado: 12:00 – 18:00
(21) 2242-9366

 


Bar_SantaTeresa_intrip_17Restaurante Santa Arte


Bar_SantaTeresa_intrip_16Decoração rústica, pratos refinados e ambiente aconchegante.


Bar_SantaTeresa_intrip_15Contra-filet com arroz de brócolis

 

3 – ADEGA DO PIMENTA
A adega é um tradicional ponto de Santa Teresa, foi fundada por um mestre cervejeiro alemão chamado Holf Pfeffer, que resolveu traduzir seu sobrenome para facilitar a pronuncia dos brasileiros, pois Pfeffer quer dizer “pimenta”. O restaurante é bem pequeno e fica bastante disputado nos fins de semana, a especialidade da casa são pratos típicos alemães mas com um bom toque de culinária brasileira. A mistura dá muito certo e o destaque fica para feijoada alemã, com Feijão branco, kassler, salsicha branca e defumada, lombo, costela, batata, cenoura e arroz branco..hummmm! Outra dica é comer de entrada a Linguiça tipo Nurnberg, de preferência com mostarda escura! Para beber, a adega fundada por um cervejeiro, obviamente oferece uma variedade de cervejas especiais. O cardápio ainda conta com Pato e Coelho assado, Joelho de porco defumado e um belo Cozido alemão.

 

Serviço: 
Rua Almirante Alexandrino, 296 – Santa Teresa • Rio de Janeiro
(21) 2224 7554
Seg à qui 11h30 às 20h; sex 11h30 às 21h; sáb, das 11h30 às 17h

 


Bar_SantaTeresa_intrip_19Pratos alemães com um toque brasileiro


Bar_SantaTeresa_intrip_11O pequeno restaurante é um dos mais disputados do bairro


Bar_SantaTeresa_intrip_10Feijoada alemã, com ingredientes típicos


Bar_SantaTeresa_intrip_9Diversos tipos de cervejas especiais no cardápio


Bar_SantaTeresa_intrip_8Decoração baseada na cultura cervejeira alemã

 

4 – SOBRENATURAL
O Sobrenatural nasceu originalmente como um bar para Roda de Samba e se transformou em restaurante quando passou a abrir para almoço, com cardápio “natural”.  Para acompanhar o Samba, a noite era oferecido um cardápio mais “intenso”, como feijoada e carnes: os clientes começaram a brincar dizendo que a comida já não era “natural”, mas… ”Sobrenatural” e ai o nome pegou! O forte lá são os peixes e frutos do mar, o destaque fica para as moquecas de badejo, cherne e camarão à baiana. Os preços são um pouco elevado, mas a qualidade do almoço é muito boa, além do clima que é bem agradável!

Serviço:

Rua Almirante Alexandrino, 432 – RJ
(21) 2224 1003
Diariamente, das 12h às 16h e das 18h à meia-noite
http://www.restaurantesobrenatural.com.br/index.html


Bar_SantaTeresa_intrip_1Restaurante Sobrenatural


Bar_SantaTeresa_intrip_7Especialidade em peixes e frutos do mar


Bar_SantaTeresa_intrip_3Moquecas de peixes e camarão são um grande sucesso

 

5 – BAR DO MARCÔ
O Bar e restaurante do Marcô tem um clima bem agradável com decoração simples. O restaurante não é muito grande, então nos fins de semana em que o movimento é maior, o esquema é deixar um nome na lista de espera e já abrir uma conta pegando cerveja gelada e petiscos para degustar ali na porta mesmo, em pé, olhando todo o movimento das ruas de Santa Teresa. Uma boa pedida por lá pode ser um Caldinho de feijão, a tradicional feijoada ou uma moqueca muito bem servida para 2 pessoas, além disso, de sexta a domingo eventualmente rola música ao vivo com chorinho, bossa nova, samba, MPB ou jazz.
Serviço:

Rua Almirante Alexandrino, 412 – Santa Teresa
(021) 2531-8787
terça a sábado : 11h às 17h
https://www.facebook.com/BarDoMarco

Bar_SantaTeresa_intrip_6Restaurante Bar do Marcô


Bar_SantaTeresa_intrip_5Moqueca de Cherne é muito boa!


Bar_SantaTeresa_intrip_4Feijoada bem servida pra duas pessoas!

 

 

DICA BÔNUS!!!

6 – CAFÉ DAS RUÍNAS

O Café fica dentro do centro cultura Parque das Ruínas, o grande atrativo é a vista fantástica da cidade. É ótimo para aquele cafézinho de fim de tarde após um passeio pelo bairro. O cardápio tem opções para o café da manhã, lanche da tarde e até para o happy hour. Entre os destaques estão o pão típico do nordeste, feito com farinha de tapioca e leite de coco, o mix de cogumelos frescos e o chocolate quente com cachaça.

Serviço:

Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
(21) 6720-4379
Diariamente de 09h às 19h, exceto segundas feiras.
https://www.facebook.com/CafeDasRuinas

 

 

Café Das Ruínas - Santa Teresa (RJ)
Café Das Ruínas – Santa Teresa (RJ)

 

O Café das Ruínas é uma ótima opção para curtir o visual do Parque das Ruínas
O Café das Ruínas é uma ótima opção para curtir o visual do Parque das Ruínas

Opções para o café da manhã, lanche da tarde e até happy hour (foto: internet)

Opções para o café da manhã, lanche da tarde e até happy hour (foto: internet)


O café ainda tem uma das mais belas vistas do bairro.

O café ainda tem uma das mais belas vistas do bairro.

CURTIU?!

Se você for em algum desses, depois nos conte como foi sua experiência! E se conheceu algum outro fala pra gente também! Santa Teresa tem vários restaurantes bem legais com estilos variados de gastronomia, em breve vamos fazer um novo post com outras dicas!

 

Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!

VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGA twitter.com/intripBR

Booking.com
Post anterior

O que fazer a noite? Beber ou dançar?

Próximo post

Blocos de Carnaval no Rio - 2014