Jardim do Nego em Friburgo
JARDIM DO NEGO EM FRIBURGO – Nova Friburgo (mais conhecida apenas como “Friburgo“) é uma cidade na região serrana do Rio de janeiro com belas paisagens, lindas cachoeiras e lugares incríveis para várias atividades ao ar livre.
Nós fomos conhecer um desse lugares, que além de ter um clima bem tranquilo, é uma verdadeira galeria a céu aberto! Trata-se do extraordinário “Jardim do Nego“, um sítio mantido por um artista que faz verdadeiras obras de arte com as próprias mãos, isso mesmo, com as mãos!

O local é mantido por um cearense que mora no Rio há mais de 30 anos, Geraldo Simplício é mais conhecido como “Nego” e cultiva esculturas feitas de barro, esculpidas no próprio barranco do terreno de seu sítio. São quase 20 esculturas espalhadas por um circuito criado pelo próprio artista.




Quando você chega ao local, é o próprio Nego que o recepciona e vai logo orientando como se deve seguir o circuito e aproveitar melhor o passeio. O caminho em si é curto, formado por rampas onde é possível apreciar uma escultura atrás da outra ao longo da subida que leva pouco mais de 15 minutos para chegar ao seu fim. É obvio que esse tempo de caminhada vai variar muito de acordo com o tempo que se leva para apreciar cada escultura.



Depois finalizar o circuito, o passeio acaba justamente no ponto de partida, onde fica uma pequena recepção em que Nego o aguarda para pedir que assine o livro de presença (que já tem cerca de 100mil assinaturas) e para começar uma boa conversa. Essa é a segunda atração do passeio, pois conversar e ouvir os vários “causos” que o artista tem pra contar é bem divertido. Nego é uma pessoa muito simpática e cativante, vai envolvendo a todos com as histórias de sua vida, curiosidades sobres as esculturas e até arrisca tocar uns acordes no violão, sendo o que ele mais gosta de fazer é mostrar como ele toca o violão e imita o som de uma castanhola com uma caixa de fósforo ao mesmo tempo! Segundo ele, esse vai ser o número que está treinando para ir no ‘Se vira nos 30″, quadro do programa de TV “Domingão do Faustão”. Será?! rs



O artista já gastou até 2 anos para concluir uma única obra e está sempre fazendo periódicas manutenções ou alterações nelas. Em 2011, na maior tragédia natural do Brasil, onde as chuvas e deslizamentos fizeram milhares de vítimas na região serrana do Rio, Nego quase perdeu a vida quando a terra desceu o barranco e destruiu completamente sua casa. Por sorte, nesse dia ele estava dormindo na casinha da frente que serve de recepção aos visitantes. Mas algumas esculturas foram destruídas ou muito danificadas e desde então Nego começou um trabalho de modificação e reconstrução. Hoje, o sítio está recuperado e algumas esculturas até foram melhoradas.
Todas as obras são detalhes, mas duas delas chamam mais atenção, um grande “Presépio” com uma pastora enorme segurando um terço e uma “Índia Potira” gigante em trabalho de parto.





SERVIÇO:
Onde Fica?
O Jardim fica no km 55 da RJ-130 e faz parte do Circuito TERÊ-FRI, um circuito de vários locais e atrações na região da estrada que liga as cidades Teresópolis e Friburgo.
Funcionamento
Aberto todos os dias, de 8h às 17h.
Quanto custa?
A entrada custa R$ 15* para os adultos e crianças até 12 anos não pagam ingresso
(NÃO ACEITA CARTÃO)
(*preços de nov-2013)
Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!
VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR
[…] Quer saber mais sobre o Jardim do Nego? Veja mais detalhes no post do blog intrip […]
[…] Quer saber mais sobre o Jardim do Nego? Veja mais detalhes no post do blog intrip […]
[…] Lima, do blog Intrip. Clique aqui para ler o relato completo do passeio ao Jardim do […]