DestinosO que fazerRio (capital)Rio de Janeiro

Experiência no samba do Salgueiro

O samba é um dos ritmos mais envolventes do mundo, um ritmo que encanta pessoas de todos os cantos do planeta e que se tornou marca registrada do Brasil. Mas por que será que esse ritmo cativa tanta gente? Por que será que o desfile das Escolas de Samba no Carnaval brasileiro é considerado um dos maiores espetáculos da Terra? O que faz com que o samba desperte tanta paixão em várias comunidades brasileiras e em vários viajantes que vistam nosso país?

Para responder essas perguntas só vivendo uma experiência no samba para entender. E foi isso que nós fizemos! Fomos, a convite da Escola de Samba Salgueiro, viver uma “Salgueiro Experience“, um projeto idealizado e organizado pelo pessoal da Inside Rio Tours.

salgueiroExperience_intrip_22
Salgueiro Experience

Chegamos na quadra do Salgueiro, uma das principais Escolas de Samba do Rio de Janeiro e também uma das mais visitadas por viajantes nacionais e internacionais, por causa da sua animação e tradição. A quadra ainda não estava aberta ao público quando chegamos, mas tivemos livre acesso pela a entrada lateral dos camarotes, onde já fomos recepcionados pelo pessoal da organização que rapidamente nos indicou o caminho e nos deram as pulseiras de identificação para começar a curtir o show.

A experiência já começa com o astral lá no alto, com passistas e instrumentistas dando as boas vindas com direito a caipirinha a vontade! Neste momento a equipe do departamento cultural aproveita para falar um pouco da história do samba e do ritmo tão envolvente!

Passistas e ritimistas da Escola de Samba Salgueiro
Passistas e ritimistas da Escola de Samba Salgueiro
Os participantes se divertem com a galera da Escola de Samba

Em seguida fomos para um outro espaço reservado para continuar a conhecer tudo sobre o samba, mas agora numa espécie de “oficina do samba“, com direito a pequenas aulas de dança, percussão e até um pequeno desfile. Quem conduz tudo muito bem é Carlinhos do Salgueiro, o famoso coreógrafo da Escola, que é um verdadeiro “showman” animando a galera o tempo todo.

Carlinhos convidou primeiro algumas meninas do grupo para ensinar passinhos de samba, começando bem devagar e depois acelerando para mostrar mais passos, até evoluir para uma pequena coreografia onde a mulherada literalmente se sentiu como se fossem passistas da Escola de Samba.

O coreógrafo Carlinhos do Salgueiro é o showman de toda a experiência
O coreógrafo Carlinhos do Salgueiro é o showman de toda a experiência
Carlinhos do Salgueiro ensinando as meninas a sambar
O coreógrafo ensina uma rápida coreografia

 

Depois das mulheres, foi a vez dos homens aprenderem alguns passos de samba. Mas aí a tarefa foi mais difícil, tendo em vista que a aptidão da rapaziada não ajudava muito no molejo, acho que nem mesmo mais 10 horas de aula iriam ajudar, mas pelo menos foi muito divertido!

Ensinar os homens (alguns deles gringos) foi mais complicado!
Ensinar os homens (alguns deles gringos) foi mais complicado!
Carlinhos do Salgueiro convida uma passista pra motivar a aula dos homens

Após todos aprenderem a sambar (ou no caso dos homens, acharem que aprenderam..rs) foi a vez da rapaziada se arriscar na batucada! Alguns voluntários foram escolhidos para assumir um instrumento da bateria para ter uma pequena aulinha. Nessa eu me aventurei a tentar aprender a tocar “a caixa“. E vi que é mais difícil do que eu pensei! Mas como ninguém ia sair de lá um músico formado, o mais bacana foi a diversão, pois cada aspirante a instrumentista ficava na frente da galera onde um músico “padrinho” tentava ajuda-lo a tocar algo, enquanto a galera acompanhava nas palmas. Era uma festa a cada momento que tentávamos tirar um som de nossos instrumentos, mas obviamente o ritmo de nossa “bateria” não foi das melhores…rsrs!

Eu bem que tentei aprender a fazer um som
No final da “aula”, nos arriscamos até num mini defile da bateria

Em seguida foi a vez de algumas meninas treinarem para se tornarem rainhas de bateria. Elas colocaram adereços, sambaram com as passistas fazendo pose de “rainhas” e desfilaram no meio dos ritmistas! E pra finalizar essa parte da “oficina do samba” tem o momento da entrada do mestre-sala e porta bandeira, onde todos pegam adereços para improvisar nossa própria mini Escola de Samba! Com direito a desfile e tudo, fomos todos acompanhados da nossa bateria particular atravessando toda a extensão da área dos camarotes até chegar para conhecer a sala de troféus do Salgueiro.

Fazendo pose de “rainhas de bateria”
As aspirantes a “rainhas” desfilando no meio da bateria
Mestre-sala e porta bandeira chegam para o desfile
Todos com adereços para o mini desfile da “nossa” Escola de Samba
Hora de começar nosso desfile particular

Assim que saímos da sala de troféus, nosso desfile particular continua, mas agora descemos para o meio da quadra, que a essa altura já estava aberta e começava a receber o público, que terminou virando espectador de nosso desfile particular!

E o “desfile” foi seguindo para o meio da quadra
E o “desfile” continuou pelo meio da quadra
O encerramento é idêntico ao começo, em alto astral!
A galera curte e se despede das passistas e ritimistas

A experiência fantástica e animada, acaba na sala onde são guardadas os instrumentos da bateria, onde todos ritimistas e passistas se despendem do grupo. Depois disso a galera fica livre pra curtir o ensaio do Salgueiro. Todos podem voltar aos camarotes para curtir os shows da noite e apreciar o espetáculo que acontece todos os sábados na quadra lotada com cerca de 5 mil pessoas!

Depois da experiência personalizada, chega a hora de curtir o Ensaio do Salgueiro
No final é hora de curtir o samba no ensaio do Salgueiro

SERVIÇO:

Quanto custa e Como reservar?
A experiência personalizada é organizada pela Inside Rio Tour. O INTRIP fechou parceria e agora é possível fazer reserva diretamente pelo nosso site.
(Atualização: A agência Inside Rio Tour não opera mais esse serviço ao qual o INTRIP tinha uma parceria, agora é preciso entrar em contato diretamente com o SALGUEIRO para mais informações sobre valores e reservashttp://www.salgueiro.com.br/salgueiro-experience/)

VEJA O PREÇO e SAIBA MAIS como reservar seu passaporte para a Salgueiro Experience
http://www.salgueiro.com.br/salgueiro-experience/

Já está incluso: O Valor do ingresso de acesso para o show particular de “oficinas do samba” e ao Ensaio do Salgueiro (na área do “Camarote Sangue Bom“), transfer (opcional),Welcome Drink (caipirinha).

Quando acontece?
Todos os sábados às 21h30
A apresentação da experiência personalizada em si, dura cerca de uma hora e meia e acaba por volta das 23h, mas depois é possível curtir o samba no ensaio da quadra do Salgueiro até altas horas!

Como Chegar?
Existe um serviço opcional de transfer que busca o viajante no hotel entre 20h e 20h30 e retorna às 2h00.
Caso o viajante vá por conta própria, ele pode aproveitar mais a festa, pois o ensaio na quadra só acaba lá pelas 4h00 da madrugada! Então se você é animado e gosta de ficar até o fim, veja se vale a pena e pense em voltar de taxi em vez de ir com o serviço de transfer e aproveite pelo menos mais 2 horas de samba.

A estrutura
A estrutura oferecida para os participantes é ótima! Todos tem direito a ficar no “Camarote Sangue Bom“, um espaço com bar próprio, banheiro exclusivo muito bem cuidado e ambiente climatizado! Muito conforto para curtir com tranquilidade uma noite de muito samba!

Consumo
Durante a apresentação personalizada é servido caipirinha como cortesia. Depois que a apresentação acaba o consumo passa ser individual. (São aceitos cartões de crédito e debito, mas é preciso fazer um pedido mínimo de R$45,00 para passar cartão)

Local:
A quadra do Salgueiro fica na Rua Silva Teles, 104 – Andaraí – Rio de janeiro-RJ

 


Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!

VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR

Booking.com
Post anterior

Jardim do Nego em Friburgo

Próximo post

Festas de Reveillon 2014 no Rio

Comentários