Dicas & NewsnormalSão Paulo

Aventura de paraglider em Aparecida

São Lourenço é uma linda cidade no sul de Minas Gerais, famosa por suas fontes de água mineral e belezas naturais. Aparecida é uma cidade do Vale do Paraíba em São Paulo famosa por ter sido palco, segundo os católicos, do aparecimento milagroso da imagem de Nossa Senhora e que hoje abriga o santuário que atrai romeiros de todo país.

Mas o que essas duas cidades têm em comum? A princípio nada, mas isso mudou graças a um grupo de aventureiros que fez uma façanha incrível, eles voaram de paraglider da cidade mineira com objetivo de pousar no santuário da cidade paulista. Foram anos de preparação, horas de emoção e algumas dificuldades até conseguir realizar esse grande feito!

voo_aparecida_intrip_4O vôo de paraglider foi feito de São Lourenço (MG) até Aparecida (SP)

Faz 11 anos que meu grande amigo Mauricio Morais, que mora em São Lourenço, faz esse mesmo trajeto a pé para Aparecida do Norte. A idéia sempre foi fazer uma caminhada de reflexão, bem ao estilo “caminho de Santiago”. Só que há mais ou menos cinco anos Mauricio começou a voar de paraglider e desde então começou a planejar esse sonho (hoje real) de realizar o trajeto e chegar em Aparecida voando.

voo_aparecida_intrip_3O trajeto foi de quase 90km de distância em linha reta

A distância entre uma cidade e outra é de cerca de 132km, saindo de carro a viagem dura cerca de 2 horas, mas obviamente, o trajeto feito pelo ar é em uma linha reta e essa distância passa ser de aproximadamente 87km de distância, o que para vôo de paraglider é uma enorme distância! Eles passaram por cima de 4 cidades, decolando de São Lourenço passando por Dom Viçoso, Pintos Negreiros, Delfim Moreira, Piquete chegando finalmente em Aparecida cerca de 4 horas depois da decolagem.

Segundo Mauricio, a maior dificuldade foi pousar na basílica do santuário, pois o vento no Vale do Paraíba empurrava-os no sentido da cidade de Taubaté (mais a frente) e eles tiveram que voar contra vento a 29 km/h, lembrando que o vento de cauda dava 64 km/h. Não sou especialista, mas o vento de cauda normalmente é aquele vento que “empurra” o piloto e acredito que para manter a precisão do pouso no alvo fica realmente mais difícil de conseguir com muita velocidade desse tipo de vento!

voo_aparecida_intrip_2Mauricio Morais, o idealizador da aventura planejada por 5 anos

voo_aparecida_intripOs amigos Mauricio, Luciano “Guerreiro” e Allan depois do pouso em Aparecida(SP)

Este vôo foi planejado por eles há mais de 5 anos, a rota foi estudada com detalhes, levando em consideração todas as condições, mas no final a sensação, segundo o grupo, foi incrível! Quando eles pousaram foram várias reações com risos, gritos e choro! Mauricio diz que uma “verdadeira descarga de 5000 watts na cabeça”!!!!! Um parte bacana e importante da aventura foi quando ele disse que ligou pra sua esposa ainda em vôo por cima da cidade para lhe falar como estava feliz, depois ligou para a mãe e falou que estava em vôo por cima da basílica , aí ela começou a gritar “Sai já daí menino, porque tem muito poste neste lugar“. Não tem jeito né, mãe é mãe, mas mãe de aventureiro sofre dobrado! rs…Mas com certeza a mãe de Mauricio ficou muito feliz pela conquista do filho!

Veja o VíDEO que eles fizeram desta aventura incrível!!!

O grupo desta façanha, além de Mauricio contou também com a participação dos amigos Allan, Luciano “Guerreiro” e Áureo Gaucho (que seguiu um pouco mais a frente, pousou na cidade de Taubaté e bateu o recorde da rampa de São Lourenço, fazendo o vôo mais longo partindo de lá, cerca de 108 km em linha reta.) A equipe ainda contou com o apoio em terra de Leonardo Maciel.

Mas a turma da Equipe de vôo livre de São Lourenço (MG) não para por ai, eles já pensam em uma nova aventura, onde pretende voar até as cidades de Ubatuba (SP), Caranguá (SP) ou Paraty(RJ), fazendo um vôo de 120km em linha reta!

voo_aparecida_intrip_5Os amigos da Equipe de vôo livre de São Lourenço(MG) prometem novas aventuras

Vamos aguardar essa nova aventura e desejar boa sorte para nossos amigos aventureiros!
Com certeza quando isso acontecer o INTRIP vai novamente registrar esse feito desses mineiros dos ares!

 

Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!

VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR

 

Post anterior

4º Encontro de Viajantes no Rio

Próximo post

Preços de passagens áreas na Copa