Dicas & NewsFestivaisOnde ficarRio de Janeiro

Onde ficar e como chegar no Rock in Rio

Onde ficar e como chegar no Rock in Rio
(Post atualizado com informações válidas para edição 2015 do Rock in Rio) - A contagem regressiva para um dos maiores festivais de música do Mundo está chegando ao fim, em setembro a espera chega ao fim e o público vai poder voltar para a cidade do Rock onde acontece a mais uma edição do Rock in Rio Brasil!

Mas você sabe onde é a cidade do Rock, como fazer pra chegar lá e onde é o melhor lugar pra se hospedar? Este post vai dar algumas informações básicas que você precisa saber para curtir essa grande festa da música!

rockinRio_01
Cidade do Rock (foto: Divulgação)

ONDE FICA A CIDADE DO ROCK?

Essa é a má notícia para quem vai curtir o Rock in Rio! A Cidade do Rock fica longe! Ela é enorme, com uma estrutura gigantesca com capacidade para cerca de 80 mil pessoas diariamente, sem contar com a estrutura para todas as equipes dos músicos e para todos que estarão trabalhando no local. Por isso a cidade do Rock é realmente uma cidade, ela é gigantesca e precisou de um gingantesco espaço para ser montada! Por isso, foi construída no bairro da Barra da Tijuca, pertinho do famoso centro de exposições Rio Centro. Veja mapa ampliado

COMO CHEGAR no Rock in Rio

Para chegar ao Rock in Rio, a primeira dica é: Nada de carro ou taxi! Por que isso? Todas as ruas de acesso à Cidade do Rock estarão bloqueadas, nem vans poderão passar e não haverá estacionamentos próximos! É, meu amigo, o negócio lá fica caótico pra quem tenta ir de carro!

E o que resta? A opção é ir de ônibus! Isso mesmo, vai ter que ir de “busão”!
Mas não se preocupe (pelo menos não muito!), pois nos dias do festival existirá um esquema especial de ônibus indo pra lá! Você vai ter duas opções, a de pegar uma linha regular ou pegar uma linha “primeira-classe”.

rockinRio_BUS


Linhas regulares de ônibus

Todas as linhas de ônibus que passam pelas proximidades da Cidade do Rock serão reforçadas nos dias do festival. Além disso, haverá linhas circulares entre a Cidade do Rock e o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, onde chegam linhas de vários bairros do Rio de Janeiro e da região metropolitana.

Serão criados também corredores exclusivos de ônibus nas avenidas próximas ao festival, para garantir uma maior fluidez no trânsito.  O ideal seria comprar um bilhete “RioCard” para garantir suas passagens com antecedência e para fazer isso, vá até a loja física RioCard, na Rua da Carioca no centro.

Atenção: Devido aos bloqueios de trânsito próximos à Cidade do Rock, algumas linhas regulares terão seu itinerário alterado nos dias do festival, é bom dar uma checada nisso!
Para saber mais informações sobre intinerários e montar seu trajeto até a Cidade do Rock, consulte o Google Mapssite da Secretaria Municipal de Transportes ou no site do Rock in Rio


ROCK IN RIO CARD – Primeira-classe

Mas se você não quiser passar tanto sufoco, pode optar pelo esquema especial de ônibus montando especialmente para o evento. Vai ser molezinha, você compra um RioCard Especial e já garante sua ida e volta em ônibus com ar-condicionado e assento reclinável, escolhendo inclusive o ponto de partida.

Os ônibus partirão de 15 pontos diferentes em direção ao Rio Centro, que fica bem perto da Cidade do Rock. Na ida, você só pode embarcar no local de partida selecionado no momento da compra. Na volta, pode descer no local que preferir, desde que esteja na rota do ônibus. Para ir você poderá escolher o horário, existem partidas de hora em hora entre 11h e 20h. Você define o horário de ida, mas o horário de volta é flexível.

Valor: Só é possível comprar ida e volta e o valor é R$ 70,00. (Edição Rock in Rio 2015)

Os cartões RioCard Primeira Classe serão entregues em casa, no caso de compras antecipadas pela internet ou poderão ser retirados em algumas lojas oficiais indicadas pela organização, no caso de compras feitas nas lojas até um dia antes do início do festival. Confira aqui os pontos de retirada e como comprar o cartão primeira-classe ou veja mais detalhes no site do Rock in Rio

rockinRio_02Cidade do Rock (foto: Divulgação)

 

ONDE SE HOSPEDAR?

Ai que mora o problema! Os hotéis e pousadas ficam distantes e em época de feriados ou grandes eventos, misteriosamente tem uma alta súbita em seus preços. O melhor seria ficar pela zona sul da cidade em bairros como Ipanema, Copacabana, Botafogo, Flamengo e Laranjeiras (seriam lugares com muita coisa para fazer no tempo em que não estará na Cidade do Rock), porém além de não encontrar preços razoáveis, a distância para a Cidade do Rock pode ser um problema. Pode se levar até 2 horas pra chegar na Barra, considerando o trânsito no local e as “baldiações” de linhas que serão necessárias. Existem opções de hotéis na Barra da Tijuca, os valores também devem ser mais caros, mas pelo menos são bem mais perto e compensam na questão logísitca!

Para conseguir preços melhores, você pode optar ficar em hostels, existem vários na cidade bem legais e com conforto (Veja 5 dicas de hostels descolados no Rio), mas que podem não resolver o problema logísitco, pois vários deles ficam na zona sul ou região central do Rio. Porém, se você não fez ainda sua reserva em hotel ou hostel, pode ter problemas pois eles já devem estar sem vagas. (Dá uma conferida no Booking.com, pois lá você consegue ver onde ainda há vagas!)

Existe uma outra opção, você pode se hospedar na casa de um carioca! Isso mesmo! Existem vários moradores da cidade que se preparam para alugar suas casas em grandes eventos que acontecem na cidade. Alguns sites bem legais para você encontrar e reservar com segurança a casa de um carioca. Procure reservar apartamentos ou quartos nos site Voltem ou Airbnb, ou então que sabe descolar uma hospedagem de graça fazendo amigos no CouchSurfing. Esses sites são uma ótima pedida, principalmente se você tiver uma galera que vem junto! Vai ficar mais barato dividir e ainda é uma experiência bem bacana curtir um tempo como se fosse morador da cidade! Bairros próximos ao Rock in Rio são: Barra da Tijuca, Jacarepágua e Recreio dos Bandeirantes.


DICA EXTRA: Agora que já sabe como chegar na Cidade do Rock e onde se hospedar, aproveite para encontrar uma experiência bacana para viver na cidade! Entre um show e outro ou caso você vá chegar antes ou partir depois dos dias do shows, aproveite a cidade e conheça ela de uma forma diferente!

 

Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!

VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR
VEJA instagram.com/intripBR
ASSISTA: youtube.com/intripBR

 

Post anterior

Miami: Wynwood, o bairro da arte de rua

Próximo post

Museu de Arte do Rio (MAR)