DestinosEUAInternacionalMiamiO que fazer

Miami: Wynwood, o bairro da arte de rua

Miami: Wynwood, o bairro da arte de rua – Em minha viagem para Miami, é claro que tive o momento “compras”, mas procurei também buscar outras coisas pra fazer por lá, afinal não sou muito de ficar indo a shopping, gosto mesmo é de conhecer os lugares que podem me surpreender! E foi com ajuda de um casal de amigos moradores de Miami que descobri o bairro de Winwood, uma verdadeira galeria a céu aberto destinada a arte de rua, mais especificamente ao grafite e a intervenções urbanas…

miami_intrip_winwood_portaoWynwood Walls, um projeto de arte urbana em Miami

O bairro fica ao norte da centro de Miami, ficou conhecido como “El barrio” por ter muitos latinos que imigraram na década de 50, principalmente com origem de Porto Rico, que deram uma identidade ao comércio e a vizinhança local. Depois de um longo período de abandono, no início dos anos 2000 o bairro começou a receber investimento e a se revitaizar, atraindo artistas, restaurantes, lojas e cafés para a região.

O bairro é dividido em 3 distritos, o Wynwood Technology District, o Wynwood Fashion District e o Wynwood Art District. E foi justamente o Art district que fui conhecer. Essa parte do bairro tem mais 70 galpões antigos que depois da revitalização do bairro passou a ser ocupado por artistas de todos os cantos do mundo.

miami_intrip_wynwood_hidranteA arte está estampada em todos os muros do bairro

miami_intrip_wynwood_tubaraoVários painéis com temas variados e estilos diferentes

Confesso que não esperava muito do passeio, seria apenas uma parada, um desvio no plano original do dia, pois a ideia inicial era ir direto para Miami Beach. Chegando lá, as ruas estavam vazias, estilo cenário de filme de apocalipse Zumbi! Foi ai que entendi que por ser um domingo, as lojas, cafés e bares não funcionavam, então fica dica para quando você for lá, vá num sábado ou em dia de semana.

Mas isso não atrapalhou em nada o passeio! Pelo contrário, acho que na verdade isso se tornou um atrativo a mais, pois com as ruas vazias, foi possível andar livremente por elas, tirar fotos melhores e até interagir com as pinturas dos muros (aquilo que seria o famoso “paga mico“, não foi porque não tinha ninguém pra ver, logo, não pagamos o mico! rs)

miami_intrip_wynwood_painelGDO tamanho de alguns painéis impressionam (olha eu pequenininho ali em baixo!)

miami_intrip_wynwood_heroVários estilos grafitados nos muros de Wynwood

miami_intrip_wynwood_pneus2Intervenções urbanas dentro de Wynwood Walls

São vários quarteirões repletos de pinturas e grafites em todas as paredes e muros dos antigos galpões do bairro. Além das pinturas ao redor do bairro é possível conhecer também o projeto Wynwood Walls, uma espécie de mini parque que mantém uma exposição permanente ao ar livre, reunindo obras de vários artistas americanos e de outros países também. Encontramos inclusive um painel do talentoso artista brasileiro Eduardo kobra. Bom ver que a arte brasileira está em todos os cantos!

O legal no Wynwoods Wall, onde além do belo espaço com várias intervenções urbanas, pinturas e grafites, ainda é possível aproveitar para tomar um café ou até almoçar em um restaurante dentro do pequeno parque (mas não esqueça, aos domingos nada abre!)

miami_intrip_winwood_trailerWynwoodwall

miami_intrip_winwood_pneu1Dentro de Wynwood Wall

miami_intrip_wynwood_beatlesAté os Beatles viraram tema nos muros de Wynwood


HORÁRIOS WYNWOOD WALLS

Ele fica aberto de segunda à sábado de 11 da manhã até 11 da noite, com o café e restaurante funcionando. Se quiser visitar no domingo, pode ser que consiga, pois no meu caso, estive lá num domingo e consegui visitar a parte externa com os muros grafitados pelo menos, só não pude tomar café ou almoçar.

WYNWOOD ARTWALK

Todo segundo sábado do mês os galpões e atelliers de Wynwood abrem suas portas para que os visitantes possam caminhar pelo bairro e visitar vários espaços diferentes. Isso rola sempre de 11 da manhã até meia-noite.

miami_intrip_wynwood_flautaPainel do artista brasileiro Eduardo Kobra

miami_intrip_wynwood_meninaPainel do artista brasileiro Eduardo Kobra

O que era para ser apenas uma rápida passagem, terminou virando um fantástico passeio (pelo menos pra mim que adoro pintura, grafite e arte em geral…), foi bem divertido e com boa dose de cultura! As artes são lindas, impressionam pelos tamanhos e pela qualidade das pinturas em diversos estilos! Agradeço aos meus amigos, que foram meus “guias anfitriões“, por me levarem lá, adorei conhecer Wynwood!

Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!

VIVA EXPERIÊNCIAS: intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGA twitter.com/intripBR

Post anterior

O que fazer na Lagoa (RJ)

Próximo post

Onde ficar e como chegar no Rock in Rio