DestinosEventosnormalTeresópolis

Seminário de Turismo em Teresópolis

No último dia 28 (maio) estivemos presente no 1º Seminário de Turismo de Teresópolis: Aventura e Ecoturismo por Excelência. Recebemos o convite da gerente executiva do Teresópolis Convention & Visitors Bereau, Ana Maria Machado, para acompanhar de perto os debates que tinham o objetivo de aproximar empresários do trade turístico local e representantes do poder público.

O objetivo principal do evento era buscar a união entre todos, para que jutnos, criassem um plano estratégico para alavancar a força turística de Teresópolis e de toda a região serrana do Rio de Janeiro. E foi por isso que fizemos questão de estarmos presentes, pois o INTRIP vai entrar nessa corrente e ajudar ao máximo, para que as belezas da serra possam ficar mais acessíveis aos viajantes de todo Brasil e de outros países.

SminarioTERE_mai13_palco2

Obviamente existem muitas coisas a serem feitas, muitos erros a serem corrigidos e muitos acertos a serem fomentados, ou seja, ainda tem um longo trabalho pela frente, mas só em ver uma pequena cidade do interior do Estado (pequena em tamanho, mas grande em importância) se mobilizando com um objetivo de unir, empresários, governo e população para impulsionar o turismo, isso nos faz pensar o quanto seria importante se cidades maiores do Brasil olhassem isso como exemplo e buscassem união e organização para os setores ligados ao turismo, melhorando assim, o  setor em todo Brasil.

SminarioTERE_mai13_presidenteCVB

A forma contagiante com que cada membro expôs os conhecimentos e futuras ações no turismo local envolveu todos os participantes numa plena conexão e sintonia. Os empresários dos setores hoteleiro e gastronômico, profissionais das agências de viagens de turismo de lazer e de aventura e das empresas de transporte, saíram cientes de seus papeis na construção de um turismo sustentável no município.

O encontro foi realizado no Centro de Convenções do Hotel Alpina, com coordenação da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Teresópolis Convention Visitors Bureau (CVB) e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O objetivo foi buscar a profissionalização do setor e fortalecimento do desenvolvimento da atividade turística no município, através de parcerias entre poder público, iniciativa privada e o terceiro setor.

De acordo com o secretário Municipal de Turismo, Henrique Carregal, a intenção é alinhar políticas públicas municipais com a iniciativa privada, sempre visando a melhoria na atenção e no resultado no trato com os turistas. “Temos que criar produtos e investir na iniciativa privada para estarmos definitivamente inseridos no cenário politico do estado”, pronunciou informando algumas ações planejadas pela secretaria.

SminarioTERE_mai13_palco1

O presidente da Federação de Convention Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), Marco Navega, palestrou sobre a importância do CVB e como a entidade contribui para o desenvolvimento turístico da cidade. Tive ainda a oportunidade de conversar com o o Presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Leonardo Coalhada, que deixou claro o plano de incluir, literalmente, todos os interessados em construir um estratégia turística forte. Segundo Coalhada, o objetivo é abrir um diálogo e envolver população e o trade turistico e gastronômico para capacitar profissionais e preparar culturalmente as pessoas para receberem ainda melhor o viajante.

O evento teve ainda o lançamento do projeto top 10, que visa vender os 10 principais pontos turísticos de Teresópolis. São passeios em trilhas e cachoeiras para amantes da natureza e esportes radicais. Esses roteiros serão vendidos em diversos pontos, através dos hotéis, pousadas e de uma nova central unificada das agências de turismo local. O INTRIP, também já está em negociação com os Guias e as agências para disponibilizar esses pacotes no site (intrip.com.br).

Vários Guias estavam presente e falaram com mais detalhes sobre os pontos de passeios na montanha e de algumas curiosidades que você só fica sabendo realizando junto com a galera local um desses roteiros (ficou curioso né?!). A galera do Parque Nacional da Serra dos Órgãos também estava presente e falaram de projetos bem bacanas para se fazer por lá, que vai agradar a toda a família.

SminarioTERE_mai13_euMochilaE eu de quebra ainda ganhei uma mochila do pessoal do Trilhas & Rumos (foto: Cristina Amaral)

Em breve no INTRIP vamos colocar mais informações para você conhecer um pouco mais de Teresópolis e saber tudo de bom que pode ser feito por lá! Um pequeno guia com algumas dicas do que fazer por lá, os roteiros para você poder reservar um passeio bem diferente, uma série aqui no blog mostrando nossa experiência em um dos pontos mais altos da serra (a Pedra do Sino) e muito mais!

Não deixe de vistar Teresópolis, a cidade do Montanhismo e dos esportes radicais, que tem diversão para toda a família!

 
Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!

VIVA EXPERIÊNCIAS: intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGA twitter.com/intripBR

Post anterior

Bar Urca, um cantinho da boemia carioca

Próximo post

Vou viajar pra Tunísia