Dicas & NewsEventosnormalRio de JaneiroUtilidades & Reviews

Rio+ por uma cidade de soluções

No último dia 10 (jun/13) fui convidado a participar do evento de lançamento do projeto RIO+, uma iniciativa do site Benfeitoria em parceria com o pessoal do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido. O objetivo é convocar a população para dar ideias que possam proporcionar benefícios para a cidade do Rio de Janeiro.

O evento de lançamento aconteceu no Salão nobre do Parque Lage e contou com um ótima recepção, buffet, música, vários brindes e um agradável ambiente, tudo isso preparado e oferecido pelos parceiros do projeto.

RIO+_intrip_4

A apresentação do projeto foi uma tarefa para Murilo Farah, Co-founder e CEO do Benfeitoria. Farah explicou a importância da iniciativa privada e pública se unirem, mas sem esquecer das pessoas, que fazem tudo acontecer e por isso é preciso alinhar um modelo de parceria que ele chama de PPPP ( Parceria Pública-Privada e Popular), pois sem as pessoas, nada realmente faz sentido acontecer.

Depois de parabenizar, com muito bom humor, a todos que estavam ali em plena segunda-feira a noite “perdendo a novela das nove” para prestigiar o nascimento de uma causa nobre, onde todos foram convocados para participar, foi a hora de mostrar o tão esperado vídeo que explica melhor como funcionará o projeto na prática!

RIO+_intrip_3

RIO+_intrip_2

COMO VAI FUNCIONAR

O projeto RIO+ convoca a população para sugerir suas ideias para melhorar a cidade. Vale qualquer tipo de ideia, mesmo que a pessoa não saiba como implementa-la. Mas claro, é preciso seguir algumas categorias pré-definidas. Nessa primeira fase de convocação , que vai até 10 de agosto, basta cadastrar no site sua ideia através de um processo bem simples, sem a necessidade de formulários enormes e burocráticos.

Na segunda fase, os coordenadores do projeto vão avaliar a viabilidade de cada ideia, levando em consideração o impacto, a viabilidade, replicabilidade, inovação e o custo (ideias que necessitem de mais de R$ 100.000 para implementar, por exemplo, não rola!)

Depois de selecionar duas ideias em cada uma das categorias, as mesmas vão passar pelo crivo popular. A mais votada será colocada em prática com verba de um patrocinador. Cada categoria contará com um patrocinador específico! Até agora a Fetranspor e a Natura já estão patrocinado as categorias mobilidade e inovação, respectivamente. As outras ideias que não ganharem votos populares para garantir o patrocinio, ficarão disponibilizadas na plataforma da Benfeitoria, para tentar via crowdfunding, conseguir atingir o valor para implementação.

Os projetos aprovados serão implementados por especialistas identificados durante o estudo de viabilidade e o impacto de cada projeto será avaliado pela FGV-Rio, que enviará um relatório para prefeitura informando a viabilidade de expandir a implementação da ideia por toda a cidade.

No final disso tudo, os donos de cada ideia implementadas serão presenteados com um prêmio surpresa (afinal o objetivo da ideia é por um Rio melhor e não por um prêmio!) e ajudarão aos coordenadores do projeto a fazerem uma nova chamada e iniciar um novo ciclo colaborativo para o bem da cidade!

RIO+_intrip_1

Como Murilo Farah mesmo lembrou em sua apresentação, “Ou você faz parte do problema ou faz parte da solução. Então porque todos nós não passamos a fazer parte de uma solução?!“.

Parabéns aos envolvidos!

O INTRIP apoia essa causa e espera que iniciativas como essa possam se espalhar pelo Brasil todo!

Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!

VIVA EXPERIÊNCIAS: intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGA twitter.com/intripBR

Post anterior

Voando pra Miami com Delta Airlines

Próximo post

O que fazer em Barcelona no verão?