Beber & ComerRio (capital)Rio de Janeiro

Bar Urca, um cantinho da boemia carioca

E um dos principais lugares que têm tudo o que um carioca precisa é o Bar Urca, um dos mais tradicionais bares da cidade, fundado em 1939 e que até hoje conquista frequentadores graças ao clima diferenciado que seus arredores proprocionam! Isso mesmo, eu disse “arredores”, afinal uma das partes mais famosas do Bar, na verdade fica do lado de fora, é a famosa “Mureta do Bar Urca

barUrca_intrip_mureta_solFim de tarde na tradicional “mureta” do Bar Urca

O Bar Urca é um tradicional restaurante que fica num charmoso bairro da Urca no Rio de janeiro. Fundado em 1939, o bar teve problemas com vandalismo, pois na época da II Guerra, algumas pessoas não aceitavam o fato de seus donos serem alemães e quebraram todo o restaurante da sobreloja. Apenas o bar no térreo ficou funcionando desde então e o restaurante só viria a reabrir em 1998. Mas foi em 1972 que o comerciante Armando Gomes se apaixonou pelo bairro e se tornou sócio, iniciando uma nova gestão, ouvindo e implementando muitas sugestões de clientes. E “Seu” Gomes, como é conhecido, é o mais antigo comerciante dono de bar e restaurante em atividade no Rio de Janeiro e até hoje administra o negócio com sua família, são 3 gerações de Armandos, o Pai, o Filho e o Neto!

barUrca_intrip_oBarA fachada do Bar (Foto: reprodução)

barUrca_intrip_restauranteO restaurante na sobreloja (foto: reprodução)

O Bar Urca, na verdade é bar e restaurante, onde você pode optar por fazer uma ótima refeição no restaurante na sobreloja, que é especializado em frutos do mar, baseado em uma gastronomia brasileira e portuguesa. A outra opção é permanecer no térreo, onde fica um bar que é só o balcão. Como o estilo ali é “botequim”, a dica é aproveitar os deliciosos petiscos que eles servem, destaque para os pastéis (de queijo, camarão e carne) bolinho de bacalhau, casquinha de siri e para quem curte, tem ainda caldo de frutos do mar e “caldinho”de feijão! Tudo isso, pode se apreciar com uma cerveja (que normalmente) é servida bem gelada!

barUrca_intrip_almocoA especialidade do restaurante são pratos de frutos do mar (Foto: reprodução)

barUrca_intrip_petiscosEspecialidade do bar: Bolinho de bacalhau, empadinhas, pastéis e caldos (Foto: reprodução)

Mas o diferencial deste bar é a “extensão” natural que seus frequentadores criaram há decadas, a “mureta” que fica em frente e tem uma vista belíssima para a Baía de Guanabara. O bar fica aos pés do Pão de Açucar, do lado da histórica Fortaleza de São João e tem um clima tranquilo e agradável oferecido pelo bairro. O ideal é aproveitar o dia por lá, para ser mais exato o bacana é curtir um fim de tarde, principalmente no outono, onde o pôr do sol fica ainda mais bonito. Mas é claro, que mesmo com o cair da noite a galera continua por lá mais um pouco, batendo papo e curtindo o visual da cidade, que é lindo até de noite!

barUrca_intrip_muretaA galera fica na “mureta” aproveitando o clima da Urca

barUrca_intrip_muereta_cervaA cerveja e os petiscos são levados e consumidos na “mureta” que funciona como mesa

barUrca_intrip_barcosO centro do Rio visto da “mureta”

O esquema, para quem escolher ficar na parte de baixo, é uma espécie de “boteco self service”, pois não tem garçon, nem mesa, apenas atendentes no balcão. É um ambiente mais “roots” e descontraído, ou seja, quem é cheio de frescurinha e precisa ter mordomias, é melhor ficar no restaurante na parte de cima. Pois no bar, você mesmo vai ter que pagar e pegar sua bebida e comida. A galera normalmente pega um pratinho com petiscos e sua cerva (em garrafa) e vai pra “mureta”. A dica é, pagar logo várias cervejas e pegar um ticket (improvisado, feito a mão pelo atendente do balcão) para buscar aos poucos suas garrafas depois. O legal é que o bar se preocupa com a conservação do local, espalhando lixeiras próximas a “mureta” e de vez em quando, um funcionario vai recolher as garrafas e copos “esquecidos”.

barUrca_intrip_mureta_forteBate-papo da galera e ao fundo a Fortaleza de São João

barUrca_intrip_SUPO Visual da Baía de Guanabara para se apreciar.

barUrca_intrip_mureta_tardeUm dos melhores momentos é aproveitar o pôr do sol

barUrca_intrip_noiteInício da noite e o bar ainda movimentado, pelo menos até chegar a hora de ir pra “noitada”.


COMO CHEGAR
Rua Cândido Gaffrée, 205 – Urca
(21) 2295-8744
http://www.barurca.com.br/

De Metrô
Saltar na Estação Botafogo e pegar o ônibus integração 511A (Botafogo – Urca). Salte em frente ao Forte São João.

De ônibus
As linhas de ônibus que passam no local são 107 (Central-Urca), 511 (Urca – Leblon – Via Joquei Circular), 512 (Urca – Leblon – Via Copacabana Circular) e 2011 (praça Mauá – Laranjeiras).

De carro
Deve-se pegar a Av. Pasteur em direção à Praia Vermela e um pouco antes de chegar ao fim da rua, entrar à esquerda (há uma placa indicando entrada para a Urca). Daí em diante é só seguir direto em direção ao Forte São João (Qualquer coisa é só pedir informação, pois todo mundo sabe onde fica e existem placas sinalizando o caminho). Quando você der de frente com a mureta, o forte estará à sua direira e o bar à esquerda.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O restaurante abre de segunda a sábado das 11 às 23 horas e domingo, das 11 às 19 horas.
O bar funciona de segunda a sexta, de 6:30h às 23h00h, sábados de 8:00h às 23h00h e no domingo, das 8:00h às 20:00h.
Aceita todos os cartões de crédito (exceto American Express) e o vale refeição TR.

LEMBRE-SE: Se beber, não dirija!

Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!

VIVA EXPERIÊNCIAS: intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGA twitter.com/intripBR

Booking.com
Post anterior

Feira Gastronômica

Próximo post

Seminário de Turismo em Teresópolis