DestinosIlha GrandenormalO que fazerRio de Janeiro

Ilha Grande, DIA 03 – Praia de Dois Rios

Vamos para nosso terceiro dia nesse roteiro em Ilha Grande e depois de conhecer a praia de Lopes Mendes no DIA 01 e fazer de lancha o passeio “Meia volta na Ilha” no dia 02, acordamos cedo e nos preparamos para fazer uma passeio muito bacana, sem custo, porém bastante cansativo. Vamos fazer uma caminhada para a Praia de DOIS RIOS, onde por muitos anos funcionou o “Presídio de Ilha Grande”.

Vila de 2 Rios


A caminhada não é das mais difíceis, porém é bem cansativa, afinal da Vila do Abraão até a Vila de Dois Rios, são cerca de 8,3 Km, sendo que metade desse trajeto é subida. O ideal é sair bem cedo e começar a fazer a trilha antes das 10h da manhã, pois não há como pernoitar em Dois Rios, lá não existem pousadas e não é permitido acampar, por tanto é preciso voltar e o ideal é que seja antes de anoitecer.

Nós não seguimos esse conselho e começamos um pouco tarde, já passava das 11h quando iniciamos a andar. É possível fazer uma trilha por dentro da mata, mas ele é bem mais pesada apesar de mais rápida, mas nós escolhemos seguir “Estrada da Colônia“, utilizada pelo pessoal do CEADS (Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) que fica na Vila de Dois Rios.

Placa indicativa do início da Ëstrada da Colônia”… 8,3 km de caminhada

Vila do Abraão vista de um dos mirantes da trilha

Os primeiros 4 km são os mais difíceis pois são morro acima, ainda bem que fomos num dia que estava um pouco nublado, senão, teriamos pago o preço por ter saido tarde, o sol castigando na cabeça não ia ser fácil. Mas é bacana, tem alguns mirantes, rios e até pequenas cachoieras para apreciar durante o caminho. Depois, o resto da estrada é descida e pra baixo todo santo ajuda! No fim de aproximadamente 2 horas de caminhada já é possível avistar a Vila de Dois Rios.

Um dos vários rios que cortam a trilha para 2 Rios

Pequenas cachoeiras embelezam o caminho até  “Dois Rios”

A vila servia como moradia para guardas do antigo presídio e hoje ainda abriga alguns moradores, cientistas do CEADS e funcionários da UERJ. A colônia correcional foi instalada na fazenda Dois Rios em 1903, mas depois de 1931 após sofrer  várias reformas passou a ser chamada de Instituto Penal Cândido Mendes, uma casa de segurança máxima que funcionou até 1994, quando foi implodida.

Atualmente é possível apenas visitar os portões da frente, observar os muros laterais e antigas guaritas mantidas após a demolição. Existe também um pequeno museu onde se pode conhecer um pouco mais da história do presídio e ver alguns objetos originais utilizados pelos presos. Destaque para as roupas de diferentes épocas do presídio e para algumas cartas escritas pelos detentos, onde é possível notar o início de uma organização entre eles.

Reprodução da foto do antigo presídio de Ilha Grande, demolido em 1994

Museu sobre a história da Colonia penal de 2 Rios

Contornando os muros do presídio você logo vai ver o inicio da praia, bem ao lado do prédio do CEADS, você já observa a bela praia de dois Rios. O nome é dado pois a praia, que deve ter cerca de 1.5 km de extensão, tem em suas duas extremidades rios que desembocam em suas águas. O bacana é que você pode aproveitar para um mergulho no mar e em seguida curtir um banho de rio com um visual incrível.

Mas infelizmente, nesse dia estavamos com o tempo curto por conta de termos iniciados a caminhada tarde, então curtimos um pouco a praia e o rio, relaxamos um pouco, comemos algo para recarregar as baterias e nos preparamos para retonar. Ahh, um detalhe importante, é bom levar água e algum lanche. Até existem umas casas na vila que vendem sanduiches, bebidas e até uma que vende sacolé, mas são casas de moradores e não bares, então não é certeza de estarem funcionando quando você chegar por lá!

Início da Vila de 2 Rios

Vila de 2 Rios

Vila de 2 Rios

Na volta, aproveitamos novamente as belezas da estrada e quase no fim dela (ou no início, dependendo do momento que você escolhe pra parar) existe um mirante muita bacana que é possível avistar quase toda a Vila de Abraão. Aproveite pra tirar boas fotos e claro, descansar um pouco para terminar a caminhada. Levamos mais tempo pra retornar por conta do cansaço, fomos direto para um restaurante e pedimos aquele bom e velho “PF” (Prato Feito), que é possível encontrar nos resturantes de Abrão em média por R$ 16,00.

Em resumo…foi um passeio cansativo, mas que valeu cada momento, pois foi uma experiência fantástica que vivemos fazendo essa caminhada e conhecendo esse lugar lindo. Fechou com chave de ouro esse nosso roteiro de 3 dias pela Ilha Grande.
Mas existem ainda muitos lugares fantásticos na Ilha para se conhecer e em breve voltaremos para fazer novos passeios!

Dupla do INTRIP apreciando a bela praia de Dois Rios (mesmo com o dia nublado)

Um dos rios que desaguam na praia e que ajuda a dar nome ao local

 
Veja o VÍDEO do PRIMEIRO dia deste roteiro. “VIDEO: Ilha Grande, Dia01: Lopes Mendes
Veja o VÍDEO do SEGUNDO dia deste roteiro. “VIDEO: Ilha Grande, DIA 02 – Meia Volta
 
(EM BREVE)
Veja aqui o VÍDEO sobre o TERCEIRO dia do roteiro, “VÍDEO: Ilha Grande: Dia 03 – Dois Rios
 
Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!

CURTA facebook.com/intripBR
SIGA twitter.com/intripBR

Booking.com
Post anterior

Hostel em São Paulo, boa opção!

Próximo post

Há 1 ano caminhando pelo Rio!

Comentários

  1. Legal Tatiana…relamente Ilha Grande é muito bacana e tem vários pontos legais para conhecer. Essa série foi feita num roteiro curto de 3 dias, mas a Ilha proporciona outras atividades…em breve vamos falar um pouco mais dela por aqui. No carnaval fica bem cheio por la….mas da pra curtir bem! Qualquer duvida pode mandar email pra gente!

  2. Caro Fábio.. bom dia , achei muito bacana a sua descrição deste belo lugar, realmente é um bela regiao do litoral carioca!!!! aliás Rio de janeiro tem um litoral maravilhoso… também Angra e Paraty sao recomendáveis.. ohhh Brasilll!!
    Você que é jornalista com certeca vai adorar isto: http://www.paratyonline.com , lá tem muita info sobre esta regiao …. se por acasso tem alguem indo para Paraty (cidade que adoro) pode tambem se informar ae sobre tudo que esta rolando por lá!! eventos, promocoes, atividades, balada, etc ..abss

    1. Olá Pablo, nós conhecemos bastante a cidade de Paraty e adorramos também! Temos muito materal de lá e em breve vamos postar aqui! Já divulgamos sobre o Festival da Pingá!