Beber & ComerCearáFortalezaO que fazer

Visitando o Mercado Central de Fortaleza

Muitas cidades importantes pelo mundo possuem mercados centrais que normalmente são mantidos por suas prefeituras ou com alguma ajuda de iniciativa privada. Mas o importante é que esses centros regionais de comércio ajudam a contar um pouco da história local. Os mercados são espelhos da cultura de uma cidade e refletem aspectos culturais e sociais da identidade de seus habitantes. E foi com esse objetivo de conhecer um pouco mais da cultura local, que fizemos uma visita ao mercado de Fortaleza….

O Mercado central de Fortaleza é bem diferente do que estamos acostumados a encontrar em outros mercados. Por dentro ele possui uma estrutura diferenciada com rampas que facilitam o acesso e vários andares em uma estrutura com muitas curvas, enfim, achei bem diferente! Mas nem sempre foi assim, o prédio atual é a terceira edificação que abriga o Mercado. Em 1814 havia sido inaugurado um outro prédio que deu lugar a antiga construção de madeira que abrigava desde 1809, o até então “mercado de carnes”. Este novo prédio passou por várias reformas e teve seu projeto inicial modificado, passando a ocupar mais de 1.200m². Mas devido ao aumento do número de visitantes e as precárias condições das instalações, em 1998 foi então ianaugurado o prédio atual, muito maior e bem planejado, com quase 10.ooom², estacionamento amplo e cerca de 500 boxes distribuidos em 5 andares.

 

Mas claro, não fomos lá só pra admirar a arquitetura diferenciada e sim para conhecer um pouco mais da cultura local. E basta andar um pouco no meio das centenas de lojinhas para ver muito artesanato, comidas típicas e lembrancinhas do Ceará, ou seja, tudo o que o turista gosta! Mas o destaque fica mesmo para o artesanato típico e bem trabalhado, muita renda nas toalhas, tecidos e redes para comprar por um preço especial! Além disso as comidas e bebdas da região são um atrativo por sua qualidade, sabor e valores super em conta. Muita variedade para encontrar castanhas, doces, licores e aquela boa e velha cachacinha da terra.

 

É possível encontrar de tudo no Mercado Central, artigos em couro (sandálias, sapatos, chapéus, bolsas…), rendas e bordados em roupas e em peças de cama, mesa e banho, camisetas, lembrancinhas como mini-jangadas, bijuterias, artigos de decoração e até jóias em ouro. E você ainda pode fazer uma “boquinha”por lá nas lanchonetes locais ou no restaurante Central, que oferecem comidas típicas nordestinas.

 

Horário de Funcionamento
Segunda à Sexta: 08:00hs às 18:00hs
Sábado: 08:00hs às 17:00hs
Domingo: 08:00hs às 12:00hs
Estacionamento: 220 vagas (carros) e 10 (ônibus)

Informações: +55 85 3454-8586

LOCALIZAÇÃO: Avenida Alberto Nepomuceno, 199 – Centro, Fortaleza – CE

Exibir mapa ampliado

 

Boas viagens e lembre-se….Seu destino é você quem faz!

VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGA twitter.com/intripBR

Booking.com
Post anterior

VIDEO: 1º Encontro de Viajantes RJ

Próximo post

Dia Nacional da Cachaça

Comentários

  1. Devo declarar que este mercado é um atentado ao bolso alheio… rsrsrsrs… Toda vez que entro lá sem bolsa, saio com “trocentas” bolsas carregadas de coisinhas. É tudo muito barato e tem muita coisa de qualidade sim. Embora alguns torçam o nariz, eu tenho roupas (e muitas) de lá que uso há anos e estão ótimas.
    Os artesanatos são muito variados e tem preço ótimo. As guloseimas, hummm… espetáculo!!! Claro que sempre compro sacos e sacos de castanha, já que sou viciada. As roupas de cama e mesa são presentes imperdíveis. A única coisa que acho de qualidade um pouco duvidosa são as bolsas e artigos de couro, tem que “garimpar” bastante pq a maior parte tem acabamento ruim.
    Para quem tem frescura e torce o nariz por tudo, nem apareça por lá. O pessoal é bem simples e adora falar alto, rsrsrs… mas é extremamente animado. Eu adoro e volto sempre 🙂

    1. Exatamente Naira…tem muita coisa bacana lá! E alguns artigos realmente tem que garimpar! Eu comprei uma camisa lá com um tecido (diz a vendedora) que é orgânico..rs…mas de fato a qualidade da malha é ótima e o visual achei bacana! (Nao é aquelas camisas de lembrancinha ou de piada, q vc compra, usa, lava e acabou, sabe…rs) Essa q comprei, uso pra sair e é ótima…mas garimpei! Castanhas entao….se eu for lá e não trouxer para o Meu Pai…ele adora mais q eu! E sem falar pra quem gosta de artigos de renda..é um prato cheio tbem! Enfim..vale a visita…e bem lembrando o alerta para o pessoal que “tem rescura e torce o nariz por tudo”….pq é uma gritaria..rs..presenciei um cara no 4º andar gritando com um no 2º andar, para mandar reacado para outro q tava no 1º andar…rsrss