DestinosnormalO que fazerRio de Janeiro

Passeios a pé pelo Rio

Uma das melhores formas para se conhecer a cultura local e curiosidades de uma cidade é investindo um bom tempo andando por suas ruas e falando com as pessoas que vivem por lá. O chamado “Walking Tour” pode ser feito de várias formas, seja por sua conta própria ou pagando por uma empresa especializada para guia-lo pelas histórias que existem em cada atração. Essa prática muito comum, principalmente na Europa, agora chega no Brasil. E a cidade do Rio conta com uma alternativa muito bacana para isso….

Em várias cidades do mundo algumas empresas fazem o “free walking tour“, pois levam os clientes para o passeio sem cobrar nada além da “caixinha” que o viajante pode deixar para o guia, que normalmente é voluntário. Para essas empresas o objetivo é fazer com que o viajante se interesse por algumas atrações, conheça a cidade e com isso eles podem oferecer outros serviços turísticos. Uma espécie de “isca” cultural, mas sem obrigatoriedade nehuma de se contratar nada depois..o viajante fica livre para escolher, a empresa consegue fazer sua divulgação e o guia voluntário ganha um dinheirinho, enfim…todos saem felizes!

No Brasil, essa prática ainda é nova e o os viajantes estão se acostumando a fazer isso aos poucos. Esse tipo de tour leva em média 3 horas de duração dependendo do roteiro. Normalmente você não entra em nehuma atração, como museus, pois são visitas que pode se fazer sozinho, mas os guias indicam os melhores locais e se a entrada for franca, deixam um tempinho para você dar uma olhadinha e conhecer melhor para uma visita posteriror.

 

O bacana de um “walking tour” é poder conhecer melhor a cidade, ouvir as histórias e curiosidades que normalmente o guia vai contar de maneira irreverente e de uma forma bem próxima de você, como se estivesse passeando com um amigo local. Os grupos de uma “walking tour” normalmente não passam de 15 pessoas, o que facilita a interatividade entre todos.

No Rio já temos uma ótima opção para esse tipo de serviço, é o pessoal da RIO WALKS. Eles são especializados em roteiros pelo centro do Rio de Janeiro e o objetivo é oferecer ao cliente um olhar diferenciado, curioso e envolvente em cada experiência, muito além do que visitar os principais pontos turísticos, mas também descobrir lugares secretos e peculiares. Para os amantes de viagens (e da cidade), principalmente os que gostam de fugir do lugar comum, uma oportunidade inesquecível e com um tempero especial: o calor humano, a hospitalidade do povo brasileiro e a poética urbana da Cidade Maravilhosa.

ATUALIZAÇÃO do post – 21/10/2013
Infelizmente o RIO WALKS encerrou suas operações por questões pessoas dos sócios e não realiza mais tours.
Mas já descobrimos outras ótimas opções de walking tours na cidade! O pessoal do FREE WALKER TOUR, que tem um modelo muito parecido com os tours europeus, onde você paga ao guia somente o que você achar justo pelo passeio. E tem também a galera do RIO DE HISTÓRIAS, com uma proposta de tours com conteúdo histórico, mas apresentado de maneira bem informal! Em breve vamos conferir de perto e postaremos matérias exclusivas sobre o review de ambos os modelos.

 

O Rio Walks têm 5 roteiros disponíveis: “Amantes da História“, “Bar em Bar“, “Grand Bazaar Carioca“, “Baía a Vista” e “Pelos trilhos de Santa“. Todos eles tem dias preestabelecidos durante a semana para acontecerem e com horários fixos de saídas. O ponto de encontro é sempre de fácil acesso, perto de uma estação de metrô, o que facilita para os viajantes que não conhecem a cidade muito bem.

CURTIU?! VEJA MAIS detalhes sobre cada um dos roteiros e como reservar um horário para realizar umas dessas caminhadas, que realmente são experiências sensacionais e com certeza uma nova maneira de conhecer a Cidade Maravilhosa!

O RIO WALKS fez alguns desses tours especialmente para os participantes do primeiro ENCONTRO DE VIAJANTES RJ, evento que organizamos em Agosto/2012 (veja como foi) e podemos dizer que realmente vale muito a pena! Aproveitem!

 

Boa viagem e lembre-se….Seu destino é você quem faz!

CURTA facebook.com/intripBR
SIGA twitter.com/intripBR
VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br

Booking.com
Post anterior

E assim foi o Encontro de Viajantes RJ...

Próximo post

VIDEO: 1º Encontro de Viajantes RJ

Comentários

    1. E ai Rafa..é uma ótima opção mesmo! E qualquer coisa me avisa, pq o pessoal do RioWalks está super parceiro dos blogs de viagens e dispostos a leva-los em seus tours!