DestinosnormalO que fazerRio de Janeiro

Feira do Lavradio, cultura carioca!

Um dia de sol no Rio de janeiro já é ótimo para fazer muita coisa, sendo um sábado é melhor ainda, mas se esse sábado for o primeiro do mês, então é possível dizer que você tem uma das melhores opções para quem gosta de artesanato, culinária, samba e um ambiente com pessoas interessantes. Estamos falando da Feira do Lavradio, um evento que reúne tudo isso e ainda acontece com sensação de estar no Rio Antigo.….


A tradicional rua do Lavradio, aberta em 1771, foi uma das primeiras ruas residênciais do Rio de Janeiro. Localizada no bairro boêmio da Lapa, é atualmente uma dos locais mais procurados do centro do Rio, por causa da variedade de bares, restaurantes e casas de show. Depois da revitalização do bairro, antigos casarões foram reformados e a rua virou um dos principais pontos de encontro na vida noturna da cidade. A música está muito presente nas atrações da rua, é possível encontrar casas de show e bares que oferecem samba, rock e até jazz.

Mas a rua também é famosa pelos antiquários que fazem parte da cultura do Rio e ainda por ser o local da “Feira do Lavradio“, um evento cultural incentivado pela associação “Polo Novo Rio Antigo“, que tem o objetivo de fomentar a revitalização cultural, econômica e social do centro histórico carioca.

A feira, que recebe cerca de 17.000 visitantes por edição, acontece todo o primeiro sábado de cada mês, onde diversos lojistas, antiquários, expositores e restaurantes locais fazem programações especiais para atender o público neste dia festivo. Várias barraquinhas são montadas ao longo da rua do Lavradio e também nas ruas do Rezende e do Senado.

O diferencial da feira é a variedade de peças antigas, artigos de decoração e muita opção de artesanato e roupas. No meio dos casarões antigos, um agradável ambiente leva seus frequentadores de volta no tempo. A boa pedida é, depois de andar bastante e comprar muitas novidades, sentar em uma das dezenas de restaurantes para beber um chopp, bater papo com amigos e família e ainda aproveitar aquele almoço especial! A maioria dos restaurantes colocam suas mesas do lado de fora, onde é possível aproveitar ainda mais o clima festivo da rua do Lavradio nos fins de semanana.

Para o almoço, nossa dica é pedir uma bela feijoada carioca, acompanhada de chopp ou caipirinha, principalmente em um lugar que tenha uma rodinha de samba para alegrar o ambiente. Os restaurantes Quintal Carioca, Santo Scenarium e Mangue Seco, são boas alternativas para almoçar ou simplesmente para apreciar aquele chopinho gelado com boa música!

Então não esqueça, na sua próxima visita ao Rio de Janeiro, programe-se para estar por lá no primeiro sábado do mês, inclua em seu roteiro esse passeio e sinta um pouco do ambiente tradicional e descontraído do Rio antigo, aproveitando aquele climão da boemia carioca! Sem esquecer que além de tudo isso, você poderá comprar lembranças bem diferentes para presentear amigos e parentes …..Boas compras!

VEJA ALGUMAS FOTOS:

Veja MAIS FOTOS no álbum completo sobre a Feira do Lavradio em nossa fanpage.

Boas viagens e lembre-se….Seu destino é você quem faz!

VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGA twitter.com/intripBR

Booking.com
Post anterior

Voar de balão no RIO!

Próximo post

1º Encontro de Viajantes RJ

Comentários

  1. Adorei a matéria, isso valoriza muito mais o nosso Rio Antigo, nos levando p um sábado maravilhoso , num evento extraordinário. Que bom q vc teve essa idéia, publicando essa beleza!!!!

    1. Poisé Georgia, esse é um evento muito bacana e num cantinho do Rio que eu adoro, a Lapa!E o que é bom, precisa ser compartilhado, não é mesmo!E realmente, o Rio Antigo nos proporciona relamente grandes experiências!