DestinosEventosnormal

Segundo dia do EIBTUR 2012

Manhã de sexta-feira, 15 de junho de 2012, foi o inicio do segundo dia das atividades no Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo (EIBTUR). O evento que reúne blogueiros de todas as partes do Brasil e do mundo aconteceu em Foz do Iguaçu em pleno Festival Internacional de Turismo (FIT-Cataratas) e foi marcado pela mistura de descontração em seus momentos de confraternização e muita seriedade nos debates que fizeram muitos refletirem sobre a maneira que o mercado digital está absorvendo os profissionais de internet que voltam suas atividades para o turismo…


O EIBTUR acontecia sempre na parte da manhã num espaço separado e a tarde ele era realizado, em forma de oficinas, dentro do espaço da Feira de Turismo. A feira reunia vários estandes de destinos do Brasil que mostravam suas atrações para conquistar os viajantes e profissionais do mercado. Em paralelo ainda acontecia outra feira voltada para fornecedores de serviços e produtos para hoteleiros.

Voltando ao EIBTUR, o segundo dia começou quente! Uma mesa mediada por Claudia Saleh (Aprendiz de Viajantes), discutiu sobre “Experiências e Profissionalização dos blogs de Turismo: case de blogs nacionais x internacionais“. Antes de começar o debate, tivemos a apresentação de Keith Jenkins (Velvet Escape), que deu dicas de como montar um planejamento para fazer um blog profissional. Jenkins destacou a importância da marca, planejamento, de como contar uma história (storyteller) e como conseguir monetizar o blog através de sua influência nas decisões de escolha de um destino/lugar que seus leitores escolherão após lerem seu blog.

A mesa ainda contou com a participação de Marcio Cimatti ( A Janela Laranja), Mauricio Oliveira (Trilhas e aventuras), Reine Gammoh ( Visit Jordan), e fechou o debate falando sobre os tópicos sugeridos por Jenkins. Assuntos como profissionalização, monetizaçao, conteúdo e definição de objetivos foram abordados pelo grupo e questionados pela platéia.

A segunda mesa manteve o bom nível dos debates, pois André Fran ( Não Conta Lá Em Casa / Base#1), Pedro Serra (blogsemdestino), Alex Lop (The minute Tour ), Marcelo Valente (Loumar Tursmo), mediados por Adriana Lacerda ( Escapismo Genuino), falaram sobre como usar melhor as mídias sociais, adaptando-se as mudanças do mercado profissional. O Secretario de Turismo do Paraná, Faisal Saleh, quebrou o protocolo e fez uma participação especial, falou da importância das redes sociais e de eventos como o EIBTUR para o turismo nacional. O debate seguiu sobre Gestão de marca na internet, analise de mercado e os modelos de negócios que foram afetados por essas mudanças de gestão que passaram a ter mais profissionais nas empresas. Uma das conclusões foi que, o “novo” profissional passou à dar a devida importância as novas mídias, novos canais e novas estratégias.

Segundo Adriana Lacerda, algumas das novas profissões que surgiram por essa mudança de cenário são: Planejador de destino turístico, Gestor de canais, Gestor de redes sociais, Gestor de inovação (pesquisa novas ferramentas) e Gestor de marca.

O pessoal da LOUMATUR nos levou para aproveitar um excelente almoço na Churrascaria Bufalo Branco, um ótimo lugar onde os blogueiros internacionais ficaram impressionados com a estrutura disponibilizada e com a agilidade dos garçons em servir aquelas carnes no espeto! O Brasil realmente tem coisas que fazem os estrangeiros se admirarem.
Aliás, temos que agradecer a LOUMAR TURISMO que nos proporcionou uma bela estrutura, pois além de organizar o evento forneceu hospedagem, transfers e ainda levou todos os blogueiros nos dias livres para fazerem passeios fantásticos nas Cataratas, Parque das Aves e um jantar na Argentina! Acredito realmente, se não fosse a LOUMAR, metade das coisas que fizemos não seriam possíveis. Fiquei impressionado com a visão, o profissionalismo e a competência de toda a equipe, isso tudo sem perder a informalidade e o ambiente familiar proposto em todas as atividades e locais!

Na volta do almoço tivemos mais 3 oficinas no espaço das FIT-Oficinas. André Fran dando dicas de como montar a apresentação de projetos, Marcio Ceratti falou sobre a importância do mídia kit para o blogueiro e Guto Rocha mostrou a importância de como defender um projeto e de não ter medo que o copiem quando for apresenta-lo, pois se existir esse medo, é porque seu projeto não está bem estruturado e pode ser replicado facilmente, ou seja, qualquer um poderia fazê-lo e você não é determinante para o negócio. Para completar isso, André fran enfatiza, “A primeira pessoa que precisa acreditar no seu projeto é você, então arrisque-se, vá e faça! E depois as pessoas vão te dar valor!“. Para finalizar o dia de oficinas, o pessoal da equipe do Parque Iguaçu mostrou um pouco sobre seu case e Claudia Saleh e Luciana Misura (da RBBV) falaram de como usar melhor as mídias sociais.

O evento foi finalizado com a participação de Marcelo Valente, diretor da Loumar Tour, que falou da satisfação em poder oferecer aos blogueiros essa infraestrutura e antecipou que para 2013 a parceria com a RBBV está firmada para realizar a segunda edição do EIBTUR. Nesse momento as palestras foram encerradas e deram lugar a nossa programação para dias livres com maravilhosos passeios programados e oferecidos pela Loumar Turismo. Mas isso é assunto para outros posts…..

É isso ai pessoal, até o próximo EIBTUR em 2013 e obrigado a todos os envolvidos! Quem não foi, não perca ano que vem! Até lá….

Se você não viu o que rolou no primeiro dia do EIBTUR,
confira aqui: “EIBTUR em Foz do Iguaçu -DIA 01

E ASSISTA O VÍDEO sobre o resumo do que rolou de mais bacana por lá!

Boas viagens e lembre-se….Seu destino é você quem faz!

CURTA facebook.com/intripBR
SIGA twitter.com/intripBR

Post anterior

EIBTUR 2012 em Foz do Iguaçu! DIA 01

Próximo post

VÍDEO: Encontrando amigos em FOZ!

Comentários