DestinosEventosnormal

EIBTUR 2012 em Foz do Iguaçu! DIA 01

Depois de esperar muito, da ansiedade bater forte e me acompanhar durante muitos meses até chegar junho(2012), enfim aconteceu! O primeiro encontro de blogueiros de viagem (EIBTUR) foi realizado em Foz de Iguaçu. O blog do INTRIP é uma criança recém-nascida na blogosfera viajante e por isso mesmo tenho a dizer que foi uma honra participar e conhecer tanta gente bacana que estava presente para debater assuntos importantes para o turismo nacional. A coisa foi tão importante que até o ministro do turismo, Gastão Vieira reconheceu a importância dos blogueiros para o mercado de turismo brasileiro…

Bom, mas vamos começar pelo inicio não é mesmo?! Infelizmente não consegui chegar no primeiro dia para acompanhar a programação da parte da manhã, mas sei que foi intesa, pois conversei com vários participantes que já estavam por lá. Os temas debatidos nas mesas que eram compostas por cerca de 5 blogueiros, foram “Os blogs estão mudando o mercado” e o “Poder do nicho“.

A tarde o evento, que acontecia num ambiente separado, migrava sempre para um espaço menor onde os debates tomavam formatos de oficinas, eram as “FIT-Oficinas“. Neste momento eu já tinha chegado e pude acompanhar Daniel Duclos (http://www.ducsamsterdam.net/) e Luciana Misura (http://luciana.misura.org/) falando sobre como profissionalizar o uso do blog, chamando atenção para pontos importantes como design, conteúdo, credibilidade, SEO, analytics, usabilidade e credibilidade do conteúdo. Tudo isso para consolidar o blog como um canal mais profissional e para facilitar a busca da informação.

Na segunda mesa da tarde, tivemos a primeira participação internacional nas oficinas, quando Reine Gammoh do Visit Jordan, falou sobre o case do projeto, falando como as ações com blogueiros e redes sociais ajudaram a dar mais visibilidade para o país.
Logo em seguida uma oficina muito bacana com o pesoal da Vertigo, sobre APP mobiles voltadas para o uso de turismo, onde vimos várias dicas de aplicativos customizados para locais e destinos específicos, alguns exemplos mais conhecidos do mercado, como o Foursquare, alguns cases e um pouco dos números atuais de utilização mobile.

Já eram quase 18h e o pessoal não arredava o pé do local, pois ao meu ver, começaria nesse momento a oficina mais esperada do dia, com a participação de Pedro Serra (http://blogsemdestino.com/), Marcio Cimatti ( http://www.ajanelalaranja.com/) e Alex Tob (http://www.theminutetour.com/), para falar de como dar mais qualidade para as fotos e vídeos que são usadas no blog. Segundo Pedro Serra, “é importante entender qual o tipo do seu uso para adequar o tipo de equipamento que você vai precisar“. Na sequencia, ele deu dicas de equipamentos e uma breve explicação de como adequa-los para o tipo de uso do viajante. Marcio Cimatti completou o discurso e falou sobre composição, luz, detalhes e as oportunidades que não se pode perder para tirar fotos em viagens. “Se for preciso se esforçar para tirar fotos no meio de uma estrada ou voltar no mesmo lugar em um outro dia para poder aproveitar a luz que só se consegue em determinado horário, faça!“, completa Cimatti. Depois de muito falar sobre fotos foi a vez de Alex Tob, especialista em vídeos dar dicas para melhorar as produções feitas nas viagens. Ele chamou atenção para a necessidade de como pensar na experiência que você quer passar para seu público e o que eles vão sentir sobre aquela situação que está sendo filmada. A dica é misturar sua perspectiva e sensibilidade para passar através do video o que você acha que o lugar representa. Pensar em uma trilha sonora adequada é muito importante também.

Depois, de uma tarde inteira de oficianas realizadas pelos blogueiros da RBBV, voltamos para o hotel Bella Italia, para rapidamente (30 min) trocar de roupa e partir para o jantar no Restaurante Porto Canoas ao lado das Cataratas. Obviamente não víamos as cataratas, mas o fato de escutarmos e já sentir o clima ao lado das quedas já foi bem bacana! Ficamos aproveitando e conversando lá até umas 23h30 e então era hora de voltar pro hotel para recarregar as energias, afinal, no dia seguinte estaríamos de pé bem cedo para o segundo dia de atrações!
Temos que agradecer a LOUMAR TURISMO por toda essa estrutura, mas vou falar no post do “DIA 02“, como foi importante essa parceria que eles fizeram com a RBBV para proprcionar umas das experiências mais fantásticas que já vivemos participando de um evento! Foi relamente muito bom!

Veja o como foi o segundo dia do evento,
confira aqui: “Segundo dia do EIBTUR 2012″

E ASSISTA O VÍDEO sobre o resumo do que rolou de mais bacana por lá!

Boas viagens e lembre-se….Seu destino é você quem faz!

CURTA facebook.com/intripBR
SIGA twitter.com/intripBR

Post anterior

Eventos de turismo em Foz do Iguaçu

Próximo post

Segundo dia do EIBTUR 2012

Comentários

  1. You actually make it seem really easy along with your presentation however I to find this matter to be really something which I think I would by no means understand. It sort of feels too complicated and extremely extensive for me. I am looking ahead for your subsequent post, I’ll try to get the cling of it!