DestinosO que fazerRio de JaneiroVideo

Forte de Copacabana e suas histórias

Mais do que praias, chopp e samba, o Rio de janeiro oferece muita cultura e história! E o bacana da cidade é que em vários lugares é possível encontrar um pouco de tudo isso no mesmo lugar. É o caso do Forte de Copacabana, que fica localizado em uma das praias mais famosas do mundo e recebe por mês cerca de 10.000 visitantes. O local se tornou um dos pontos turísicos da cidade e o visitante tem duas formas de aproveitar suas atrações, sendo uma na parte externa, com bares, cafés e o mirante da fortificação e a outra, na parte interna do Forte, nas salas de exposições e no museu histórico do exército…

 

Logo na entrada já da para curtir o belo caminho beirando o mar, onde além da vista, é possível apreciar a decoração feita com alguns canhões históricos em exposição nos jardins laterais. Essa caminho leva aos acessos das salas de vídeo e exposições e ao museu do exército. Além disso, se você tiver com um pouquinho mais de tempo, pode comer e beber algo aproveitando a vista e bom clima na Confeitaria Colombo ou no Café 18 do forte.

Seguindo um pouco mais, chegamos na Fortificação, onde vale a pena conhecer como funcionava os canhões do forte e como eram as instalações dos soldados daquela época. Na parte de cima fica a Cúpula dos canhões, que têm uma bela vista para o mar.

O Museu e a Fortificação tem artigos, objetos e instalações que contam várias histórias do Brasil, principalmente episódios políticos e militares em que nosso país ficou envolvido. Um deles é a “Revolta dos 18 do Forte“, onde 17 militares e 1 civil se rebelaram contra o regime daquela época e depois de marcharem por Copacabana, entraram em conflito com tropas leais ao governo e por estarem em minoria acabaram quase todos mortos numa tarde sangrenta de 1922. A revolta se iniciou com 301 soldados, mas apenas 29 ficaram no Forte resistindo aos duros ataques de tropas rivais. Com o bombardeio, civis estavam sendo atingidos e mortos, então os líders da revolta resolveram negociar, porém seu comandante foi preso após sair para efetuar esta negociação. Os 28 remanecentes resolveram sair e enfrentar seus opositores, mas no caminho, 10 revolucionários desistiram, restando então apenas os 18 que seguiram pela Av.Atlantica (principal Avenida de Copacabana, que beira o mar). Um dos soldados foi alvejado e morto no asfalto, o que fez com que os outros fossem para a faixa de areia e tentassem se proteger para poder combater. Porém a tentaiva foi em vão e apenas 2 sobreviveram ao fim do conflito. Suas vidas foram perdidas mas seus nomes estão não história brasileira até hoje e seu movimento deu origem a outras importantes revoluções da história política do Brasil.

Veja o vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o Forte de Copacabana, um lugar bonito, agradável e ótimo para visitar com a família e para conhecer um pouco mais sobre a história do país.

INFORMAÇÕES GERAIS
Endereço: Prça. Coronel Eugênio Franco 01, PostoVI – Copacabana, Rio de Janeiro-RJ
Tel: (21) 2287-3781
Site: www.fortedecopacabana.com

HORÁRIO DE VISITAÇÃO
Áreas internas (Museu, Fortificação e Salas de Exposições): Terça a Domingo das 10h às 18h
Áreas externas ( Mirantes, bares e loja de souvenir): Terça a Domingo das 10h às 20h

INGRESSOS
Adultos: R$ 6,00
Maiores de 60 anos e estudantes: R$ 3,00
Menores de 10 anos, Maiores de 80 anos e Militares das forças armadas: ISENTOS

CIRCUITO DE VISITAÇÃO:

 

OUTRAS FOTOS:

 

 

Boa Viagem e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!

CURTA facebook.com/intripBR
SIGA twitter.com/intripBR
VEJA instagram.com/intripBR

Booking.com
Post anterior

Promoção Relâmpago Gol

Próximo post

PROMOÇÃO intrip: Uma noite no paraíso

Comentários

  1. […] Após o nosso almoço de confraternização, que será realizado no restaurante TerraBrasilis na Praia Vermelha, com uma das mais belas vistas do Pão de Açucar e num cantinho bem especial do Rio, seguiremos para o FORTE de COPACABANA, onde conheceremos um pouco mais de suas histórias e visitaremos o museu do Forte, antes de seguirmos para o auditório para a sessão de conteúdo. O INTRIP Blog já esteve no Forte e fizemos um vídeo para mostrar um pouco desta história, confira aqui. […]

  2. […] Chegamos no Forte de Copacabana por volta de 15h30 e o pessoal foi logo dando uma volta pela fortificação e uma passada rápida pelo museu do exército. O passeio nesse dia foi uma espécie de “pocket tour”, mas aconselho a todos voltarem com calma e conhecer um pouco mais das histórias que o Forte de Copacabana guarda. Nós já estivemos por lá, veja depois como é possível descobrir coisas incríveis visitando o Forte (Post e Video sobre o Forte). […]

  3. […] A experiência de ver o Rio de uma perspectiva totalmente diferente continua quando chegamos até a zona sul e navegamos com uma visão privilegiada das praias do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. Foi muito bacana ver todas elas de dentro do mar, olhar de pertinho a galera praticando SUP (Stand up paddle) e ainda passar do lado de um dos meus pontos prediletos do Rio e vê-lo por um outro ângulo o Forte de Copacabana. […]