DestinosnormalO que fazerRio de JaneiroVideo

Raid Fotográfico na favela Santa Marta

No último dia 05 de maio, um sábado de muito sol no Rio de janeiro, estivemos presentes no “2º Raid Fotgráfico” organizado por Pedro Serra do blog SemDestino. O encontro aconteceu na comunidade Santa Marta, que tem cerca de 70 anos de existência e fica situada entre os bairros de Laranjeira e Botafogo.

A ideia do passeio era reuniar amigos e amantes de fotografia num lugar diferente e com um visual íncrível do Rio. Porque além de belas paisagens, o morro ofereceu imagens algo ainda mais especial para o registro das fotos, sua comunidade. Pessoas que fazem aquele lugar realmente ter uma história….

Estiveram presentes cerca de 45 participantes, entre profissionais e amadores apaixonados por fotografia, e todos estavam com uma grande vontade e fotografar. Segundo o fotojornalista Urbano Erbiste, a galera tava tirando foto de tudo o que via pela frente, “Achei muito legal poder observar esse tesão fotográfico, onde tudo é fotografável.”, enfatizou o fotógrafo.

Depois de uma breve palestra do Urbano, dando dicas fotográficas e de orientações do guia figuraça e gente boa, Gilson Fumaça, a galera começou a encarar os mais de 780 degraus da favela e poder clicar realmente de tudo! Grandes fotos foram feitas com temas variados, os participantes registraram de tudo, desde belas paisagens do Rio até pessoas comuns em suas casas. O bacana foi poder ver o registro do contraste entre pontos turísticos no fundo e cenas do cotidiano simples de moradores da comunidade! Grande histórias surgiram nos bastidores destas fotos e com certeza mudou o pensamento de muitos dos participantes!

Eu também fiz algumas fotos (vejam mais abaixo), mas como já tinham tantos fotógrafos por lá e cada um mais talentoso que o outro, resolvi registrar aquela experiência de uma maneira diferente e então peguei todas as imagens registradas e também as imagens dos próprios participantes em plena ação, pra tentar contar um pouco do que minhas lentes viram, através de um vídeo! Espero que gostem…

 

Mas para aqueles que querem saber um pouco mais dos bastidores desse “Raid” e sobre as pessoas responsáveis por fazer isso acontecer, fiz esse outro vídeo, um pouco mais com cara de reportagem da equipe do “Profissão Repórter”, para mostrar alguns depoimentos de quem esteve por lá..

Para aqueles que viram as fotos e os vídeos e curtiram, mas não foram no passeio, podem ficar animados! Segundo o organizador do encontro, Pedro Serra, a ideia é tornar isso um evento periódico. Outros locais já estão sendo estudados e além de comunidades, os próximos Raids levarão os fotógrafos para outros pontos importantes e diferentes do Rio de janeiro!

Ok, mas ai o pessoal de outras cidades devem estar tristes por estar de fora dessa! Mas não fiquem! Além de ter um ótimo motivo para virem ao Rio de janeito e participar dessa caminha fotográfica, também podem dar a sorte de ter um Raid ai em sua cidade! Pedro Serra disse que tem planos de, em breve, levar o encontro para outros lugares.

Segundo Serra, o diferencial do evento é agregar informação ao encontro, então a presença de um profissional da área dando dicas para os participantes será sempre o ponto chave. Além do mais, a ideia é que com isso, não só profissionais participem e sim amantes em geral da fotografia. Então se você tem uma maquina “mega power PRO sinistra“, se tem uma pequena máquina automática ou até mesmo apenas um celular, isso não importa, o que importa é curtir fazer fotos e comparecer pra trocar ideias!

O INTRIP vai continuar apoiando essa ótima iniciativa, então acompanhem o blog e aguardem mais informações sobre os próximos “Raids Fotográficos”.

Veja mais sobre o Raid no Blog SemDestino

Ahh..já ia esquecendo…essas são algumas das minhas fotos! (PS> Não tive tempo de fazer uma pós produção, então as fotos estão do jeito que cliquei! Ta sem tratamento nenhum hein…Photoshop zero!)

 

 

Post anterior

Canon vs Nikon, de que lado você está?

Próximo post

Promoção Relâmpago Gol

Comentários

  1. Woah this blog is magnificent i like studying your posts. Stay up the good work! You recognize, lots of individuals are searching round for this info, you can help them greatly.