DestinosMinas GeraisnormalO que fazer

Semana Santa histórica e cultural

Você que vai aproveitar a Semana Santa para viajar e descansar um pouco, quem sabe não é uma boa aproveitar o feriado e conhecer destinos históricos e culturais?!

Uma dica legal é aproveitar para visitar algumas cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, Mariana e Congonhas do Campo. As cidades históricas de Minas tem, além das belezas naturais das montanhas que as cercam, uma atmosfera que possibilita vivenciar um pouco da história do nosso país. As cidades possuem relíquias reunidas num acervo arquitetônico e artístico concentrado em igrejas, museus, casas e ruas que preservam toda o ambiente de séculos passados.

Em Congonhas do Campo, cidade considerada “cidade dos profetas“, existem na frente da Igreja do Senhor do Bom Jesus, as estátuas dos doze profetas, uma das principais obras do mestre “Alejadinho”. Além das famosas estátuas é bacana fazer uma visita ao Museu da Imagem e Memória. Para quem curte ecoturismo, a cidade oferece o Parque da Cachoeira, um complexo de lazer criado em 1984 com área para camping, restaurantes e diversas atividades. Além disso abriga em seu interior a cachoeira de Santo Antônio e diversas piscinas naturais.

Ouro Preto é referência de cidade histórica, tem um dos maiores acervos culturais reunidos em suas diversas igrejas e museus. Foi a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio da Humanidade. Além das igrejas e museus também é possível aproveitar para visitar outros locais, como a Casa da Ópera, o mais antigo teatro em atividade nas Américas, inaugurado em 1770, o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, com sua coleção mineralógica sem igual, o Museu da Inconfidência, com o panteão dos conjurados, e a Casa dos Inconfidentes, com belo panorama e informações interessantes sobre Tiradentes. Todos são ótimas opções para se adicionar ao roteiro. Outro local que não se pode deixar de visitar são as antigas minas de ouro, com suas extensas galerias nas encostas da cidade. A Mina de Chico Rei guarda a memória do grande líder africano.

Mariana, foi a primeira capital mineira, fundada em 1711, se tornando umas das mais importantes cidades do ciclo do ouro. Além das igrejas e antigos casarões, a cidade tem como grande atração a Mina da Passagem. A cidade é bem calma e mantém tradições religiosas como procissões que podem ser vistas em datas comemorativas como a Semana Santa.

Além destas, existem outras cidades hitóricas em Minas Gerais, como Tiradentes, Diamantina e São João del Rey e você pode visita-las montando um só roteiro. A blogueira Deise de Oliveira, autora do blog Viagem pelo mundo fornece dicas bem legais sobre o que fazer em Ouro Preto e nas outras cidades históricas.

Mas se você quer conhecer o verdadeiro sentido do feriado da Semana Santa, que tal ir até Pernambuco e assistir o espetáculo “Paixão de Cristo“, na cidade de Nova Jerusalém, que é considerado o maior teatro ao ar livre do Mundo! As apresentações vão até o dia 07 de abril e os ingressos custam entre R$50 e R$80. Se quiser informações detalhadas sobre o espetáculo, confira como foi a viagem de Átila Ximenes do blog Vou Contigo.

Mas não importa se o seu destino é histórico, cultural, religioso ou apenas um bom lugar para se divertir no feriadão, o que importa é planejar bem sua viagem e trazer boas experiências em sua bagagem!

banner_020512_SuaViagem

 

Boas Viagens e lembrem-se….Seu destino é você quem faz!

VIVA EXPERIÊNCIAS intrip.com.br
CURTA facebook.com/intripBR
SIGAtwitter.com/intripBR

Post anterior

Bem-vindo e boa viagem!

Próximo post

VIDEO Ilha Grande, Dia01: Lopes Mendes